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Website institucional – o que deve incluir no site da sua empresa

Muitas empresas continuam a desconsiderar a criação de um website institucional, perdendo assim várias oportunidades de negócio e reconhecimento. Mas afinal, qual a importância de um website institucional? Será que todas as empresas deveriam realmente criar um? Neste artigo, respondemos a estas questões e abordamos mais aprofundadamente este tema.

 

O que é um website institucional?

É nada mais nada menos que uma página web que serve para comunicar a sua marca. A maioria dos websites institucionais tem como único objetivo comunicar com o público, apresentando a sua história, valores ou produtos. Ou seja, o grande foco passa por se dar a conhecer e não tanto para realizar vendas, pelo menos não diretamente. No entanto, há websites que acabam também por incorporar uma loja virtual para vender produtos/serviços online – a escolha é sua!

 

Um site institucional deve incluir informações relevantes e úteis para o público. Dados como o número de telefone ou email da empresa devem ser facilmente encontrados e promoções ou novidades devem ser anunciadas em destaque na página inicial. Assim, o objetivo é fornecer informações úteis para que o público se interesse pela sua marca, levando, eventualmente, a um aumento de conversões.

 

 

Quais as vantagens de um website institucional?

Afinal, quais as vantagens que um website institucional oferece? Se tiver ainda dúvidas quanto à criação deste tipo de plataforma, verifique aqui os benefícios dos quais poderá usufruir:

 

  • Mostrar autoridade sobre dado tema

 

Principalmente se tiver um blog, esta vantagem é facilmente alcançada. Ao partilhar conteúdo e informações relevantes sobre um tema associado à sua marca, estará a mostrar ao público que realmente sabe do que está a falar. Assim, ganha mais credibilidade e fornece ao público informação útil.

 

  • Permite o relacionamento dos clientes com a marca

 

O objetivo de uma loja física ou virtual é vender os seus produtos ou serviços. No entanto, o objetivo de um website institucional é fornecer aquilo que não encontra nesses locais mais direcionados para as conversões. Através do website consegue comunicar diretamente com os seus clientes, fornecer informações relevantes e partilhar dados pouco conhecidos.

 

Tal permite-lhe estabelecer uma relação de proximidade e confiança com potenciais clientes, que passam a sentir que possuem um melhor entendimento sobre a sua marca. É importante fazer vendas, mas é também fundamental criar este tipo de relação com o público, pois é a partir daqui que surge a lealdade do consumidor.

 

  • Aumento das vendas

 

Quanto mais o cliente se identificar com a sua marca, mais provável será de comprar os seus produtos/serviços, não só de forma pontual, mas também contínua. A criação de um site apelativo, funcional, organizado e útil pode ser então vista como uma estratégia de marketing eficaz.

 

  • Pode conhecer melhor o seu público-alvo

 

Graças ao Google Analytics poderá aceder a informações muito úteis sobre as pessoas que visitam o seu site. Dados como o género, idade, nacionalidade e interesses dos visitantes são facilmente obtidos. Assim, poderá conhecer melhor as pessoas que estão realmente interessadas nos seus produtos/serviços e criar estratégias para se dirigir a este público.

 

 

Quais as páginas que deve incluir num website institucional?

É importante pensar no conteúdo mais indicado para colocar no seu site. Existem páginas absolutamente essenciais que não deverá ignorar, entre as quais:

 

  • Sobre nós

 

Antes de comprar um produto, o cliente gosta de conhecer primeiro a marca. Quem são os fundadores? Quais os valores da empresa? Qual a sua mensagem? Este é o local indicado para partilhar informações que os clientes normalmente não encontrariam numa loja física ou virtual. Fale sobre o processo de criação da sua empresa, apresente a sua equipa e fale sobre a missão e visão da mesma.

 

  • Produtos e serviços

 

Se alguém pesquisou e entrou no seu site é porque tem interesse nos seus produtos ou serviços. Portanto, é essencial apresentá-los e mais importante ainda, ser transparente nos dados que fornece. Certifique-se de que partilha descrições verdadeiras, relevantes e úteis para o seu público-alvo.

 

Por exemplo, se vender peças de roupa, informe quanto aos tecidos, tamanhos e modelos disponíveis. Além disso, é importante apresentar o preço final desde início e não acrescentar valores quando o cliente chegar ao momento do pagamento. Esse tipo de surpresas não é bem recebido pelo público.

 

  • Feedback

 

Todos sabemos que compramos mais rapidamente um produto ou serviço quando verificamos que existem vários e positivos testemunhos de passados clientes. A prova social é dos mais importantes fatores no que toca a aumentar as suas vendas.

 

Assim, reúna o feedback de antigos clientes e apresente-os numa página especialmente dedicada para tal efeito. Assim que a intenção de compra surgir, verá que esta será a primeira página visitada pelo potencial cliente.

 

  • Perguntas e respostas

 

O seu website deve ser um local capaz de responder a todas as questões do público. Assim, é essencial criar uma página exclusivamente dedicada às perguntas mais comuns de clientes com as devidas respostas. Pode incluir aqui informações como o tempo de entrega das encomendas ou os custos acrescidos relacionados com portes.

 

  • Blog

 

Atualmente, os blogs são das formas mais eficazes de marketing. Neste espaço, pode apresentar-se como uma figura de autoridade e escrever conteúdos relacionados com a área em que se encontra a empresa. Por exemplo, se for uma empresa tecnológica, convém escrever artigos relacionados com novas aplicações de interesse ou com o futuro da tecnologia. Ao publicar este tipo de conteúdo, consegue mostrar ao público que entende realmente o assunto em causa, fornecendo valor e criando credibilidade.

 

 

 

Assim, um website institucional surge como uma ótima forma de apresentar a sua empresa ao público, de obter reconhecimento, credibilidade e de aumentar as suas vendas!

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