Entre em contacto
Rua da Pedra Alta 102,
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Suporte
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Voltar

A importância de ser criativo para um negócio bem-sucedido

Quando falamos nos pilares de sucesso de qualquer negócio, é comum pensarmos em esforço, dedicação, boas estratégias de marketing e qualidade dos serviços/produtos em causa. No entanto, apesar da sua importância inegável, é raro associarmos a criatividade aos triunfos de uma empresa. Assim, muitos acabam por se esquecer deste fator chave, sem o qual é impossível destacar-se da concorrência ou continuar a inovar.

 

A chegada da Covid-19 serviu como uma chamada de atenção para muitos negócios, que ao verem as suas portas fechadas, perceberam que investir na criatividade seria a resposta. A verdade é que a incerteza do presente e do futuro próximo exigem mudanças para os negócios se manterem relevantes. A criatividade surge assim como uma ferramenta essencial para explorar novas oportunidades e combater as adversidades. Se encontrar uma forma de valorizar a criatividade no seu negócio, irá certamente alcançar o sucesso, mesmo em tempos difíceis e desencorajadores.

 

 

Como pode a criatividade ajudar um negócio?

 

Ser criativo implica “pensar fora da caixa”, arriscar e inovar. A criatividade estimula a nossa imaginação de uma forma inacreditável, o que resulta em feitos verdadeiramente impressionantes. Além disso, o pensamento criativo leva a diferentes abordagens no que toca à resolução de problemas, o que num momento como este é crucial. De seguida, apresentamos algumas vantagens que a criatividade pode oferecer a um negócio:

 

1. Permite distinguir um negócio da concorrência

São as ideias criativas que permitem a uma empresa diferenciar-se das outras. Sem criatividade e inovação, todos os negócios seguiriam as mesmas tendências, técnicas e métodos, o que não seria vantajoso para estes nem para os clientes. Além disso, vivemos numa era de constantes mudanças e de crescentes necessidades, pelo que é importante encontrar formas criativas de responder a todas elas.

 

2. Estimula a colaboração da equipa

Ao implementar a criatividade, está a abrir a porta para os funcionários de todos os diferentes departamentos se reunirem em equipa, aumentando o envolvimento e interação no local de trabalho. Quando os funcionários são capazes de trabalhar como uma equipa coesa, os resultados acabam por aparecer mais rápido.

Além disso, esta união de ideias permite atrair ainda mais funcionários e manter ainda um ambiente de trabalho energético e positivo. O trabalho em conjunto motiva as pessoas a procurar mais opções, ideias e soluções para determinado problema. Assim, a criatividade surge como uma ótima aliada para estimular a colaboração entre a sua equipa de trabalho.

 

3. Aumenta a produtividade

Em seguimento do que foi referido no ponto anterior, a criatividade estimula a cooperação numa equipa. Como resultado, os funcionários ficam mais motivados e participam ativamente no processo de criação e aplicação de diferentes ideias. Como todos sabemos, qualquer funcionário gosta de se sentir incluído, encorajado e estimulado no seu local de trabalho.

Assim, através da criatividade, os funcionários sentem-se mais felizes e realizados profissionalmente, e como já é sabido, funcionários satisfeitos geram resultados positivos. O aumento da produtividade surge assim como mais um benefício associado à adoção de um pensamento criativo no seio de um negócio.

 

4. Permite a inovação

Pensar criativamente envolve assumir riscos e explorar ideias ou métodos até então não desenvolvidos. Normalmente, as empresas “agarram-se” às técnicas que resultam e tendem a repeti-las vezes e vezes sem conta. No entanto, dada estratégia não irá garantidamente resultar perante todas as circunstâncias ou momentos. É necessário inovar, não só para obter novos e possivelmente melhores resultados, mas também para surpreender o público.

Ao apostar na criatividade para implementar diferentes estratégias de marketing, por exemplo, estará a dizer ao seu público que tem capacidade para explorar algo original. Não dependa de velhas técnicas que funcionaram no passado, pois como já referido, vivemos numa era em constante mudança.

 

5. Ajuda a enfrentar e solucionar problemas

Quer se trate de um problema financeiro ou de atendimento ao cliente, por exemplo, irão sempre surgir imprevistos e situações indesejadas por resolver. Ao usar as suas capacidades de pensamento criativo, irá possuir um leque de opções mais vasto e original para apresentar uma solução eficaz. A criatividade surge assim como uma ótima ferramenta que, ao ser desenvolvida com regularidade, permite um pensamento rápido e inovador. No mundo dos negócios, é mesmo isto que se espera de uma equipa de profissionais – capacidade para agir pronta e eficazmente.

 

 

 

A ideia de que a criatividade serve apenas para os artistas é desatualizada, e na verdade, falaciosa. Qualquer pessoa pode usufruir do pensamento criativo em qualquer ramo profissional, pois as vantagens são inúmeras. Esperamos que estas dicas tenham ajudado!

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

Deixe-nos um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *