Entre em contacto
Rua da Pedra Alta 102,
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Suporte
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Voltar

Quais as diferenças entre uma aplicação e um website?

Se estiver a questionar a importância de um website ou de uma aplicação para o seu negócio, saiba que é preciso analisar diferentes variantes. Cada vez mais empresas optam por apostar num website e também numa aplicação por diversas razões. No entanto, este cenário não se justifica em muitos casos. Por vezes, um website é mais do que suficiente para alcançar os objetivos específicos do seu próprio negócio, não precisando, por isso, de se preocupar com a criação de uma aplicação.

 

No entanto, muitas pessoas não compreendem ainda as grandes diferenças entre uma aplicação e um website. Será preciso investir nestas duas plataformas ou apenas uma é suficiente? Se sim, qual delas será melhor? Estas são apenas algumas dúvidas que invadem a mente de muitos empresários. Como tal, neste artigo, iremos abordar as diferenças entre uma aplicação e um website, de modo a ajudá-lo a decidir qual a opção mais viável para o seu negócio.

 

 

Porque é que um website é importante para o seu negócio?

 

Por vivermos hoje num mundo cada vez mais digital, um negócio que não possua um website é praticamente um negócio sem identidade online. Podemos olhar para um website como uma amostra daquilo que tem para oferecer aos seus clientes, onde apresenta não só os seus produtos ou serviços, mas também os valores da sua marca, a sua história, entre outros aspetos. No seu conjunto, pequenos elementos no seu website conseguem refletir a imagem do seu negócio para potenciais clientes.

 

Além disso, um website é um meio que permite ao seu negócio alcançar ainda mais visibilidade e estabelecer uma maior credibilidade. As redes sociais são atualmente um ótimo método de apresentar a sua marca e fazer com que as pessoas a conheçam, mas um website revela um nível de profissionalismo diferente e mais empenho da parte da empresa.

 

Além de tudo isto, um website permite ainda revelar a identidade de uma marca, seja através do logótipo, cores ou tipo de linguagem utilizada. Assim, através desta plataforma, o público consegue encontrar mais facilmente o seu negócio e ter uma imagem clara sobre o mesmo.

 

 

Porque é que uma aplicação é importante para o seu negócio?

 

Cada vez mais empresas apostam numa aplicação para expandirem os seus negócios e alcançarem uma variedade de benefícios, entre os quais, criar uma relação de fidelidade com os clientes ou ter uma comunicação mais direta com os mesmos. Uma aplicação é também útil se quiser destacar-se da concorrência, já que, pelo menos em Portugal, esta não é uma plataforma ainda muito explorada pela maioria das empresas.

 

Numa aplicação, poderá essencialmente apresentar todo o tipo de informação presente no seu website e acrescentar ainda alguns recursos extra que poderão ser úteis para os seus clientes. No entanto, deve pensar muito bem nos motivos pelos quais quer apostar numa aplicação, já que este é um grande investimento. Por exemplo, para muitas empresas, plataformas como um website e redes sociais são necessárias para alcançar os objetivos que pretendem, pelo que as aplicações seriam até um investimento desnecessário ou com pouca aderência.

 

 

Website vs aplicação: quais as diferenças?

 

Agora que abordámos a importância de cada uma destas ferramentas para os negócios, iremos focar-nos nas diferenças entre ambas a diversos níveis:

 

  • Acessibilidade

 

Enquanto um website é acedido a partir de um URL na barra de pesquisa de um navegador, uma aplicação é descarregada diretamente para um smartphone, a partir da App Store ou Google Play. Portanto, na maioria das vezes, é mais rápido aceder a uma aplicação do que a um website.

 

  • Propósito

 

Um website e uma aplicação podem ser também distinguidos a nível do seu propósito. Por exemplo, uma aplicação móvel é normalmente ideal para incentivar uma utilização frequente e repetida por parte do público, o que permite aumentar assim a lealdade do cliente. Por outro lado, um website foca-se mais em informar o público e não tanto em convertê-lo imediatamente.

 

  • Atualizações

 

Tanto as aplicações como os websites são sujeitos a atualizações frequentes. Num website, estas atualizações acontecem sem o utilizador se aperceber, pois trata-se de um processo automatizado. O máximo que pode acontecer é deixar de conseguir aceder a dada página durante alguns minutos, mas depois tudo volta ao normal.

 

Nas aplicações o cenário é bem diferente. Normalmente, o utilizador precisa de dar permissão para tal atualização, não se tratando assim de um processo automático. No entanto, tal como acontece com os websites, é possível que deixe de conseguir aceder à aplicação até a atualização ser dada como concluída.

 

  • Visibilidade

 

Um website tem a grande vantagem de permitir que o público encontre mais facilmente o seu negócio. Contudo, as aplicações não permitem um alcance e visibilidade tão significativos. Os websites continuam a ser a melhor opção se quiser focar-se em aumentar a visibilidade e reconhecimento do seu negócio junto do público.

 

  • Criação e manutenção

 

Normalmente, um website é mais fácil de criar e atualizar em comparação com uma aplicação. Qualquer pessoa consegue criar um website através de modelos gratuitos disponibilizados online. Por outro lado, a criação de uma aplicação envolve um processo muito mais demorado e não executado por qualquer pessoa.

 

Além disso, um website não requer versões separadas para diferentes sistemas como iOS ou Android. Já com as aplicações, será necessário apostar em diferentes versões que se adequem a diferentes dispositivos.

 

  • Custo

 

Normalmente, os websites são mais baratos de criar, até porque como já mencionado, consegue facilmente encontrar modelos gratuitos e de elevada qualidade online. A partir dos mesmos, basta mudar as cores, tipos de letra e imagens conforme o seu gosto. Por outro lado, as aplicações requerem um nível de conhecimentos muito específico, pelo que só podem ser criadas por especialistas, o que, evidentemente, pesa nas contas finais.

 

 

Tanto um website como uma aplicação podem ser muito úteis para o seu negócio. No entanto, podemos dizer que, pelo menos para já, todos os negócios têm um website, mas nem todos têm uma aplicação. Isto pode ser interpretado de duas formas: em primeiro lugar, deve criar um website se ainda não tiver para estabelecer a sua presença online. Em segundo lugar, deve criar uma aplicação se assim se justificar. Pode verificar um artigo que redigimos sobre criar uma aplicação para o seu negócio.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

Deixe-nos um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *