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Erro 404: saiba como resolver este erro web para não afetar o seu SEO

Se é um utilizador ativo da internet e costuma consultar várias páginas web, o mais provável é já se ter deparado com o “Erro 404”, também conhecido por “404 Page Not Found”. Este é um erro muito comum na internet, e basicamente indica que a página que procura não pode ser encontrada. Apesar de esta ser uma situação chata para o utilizador, que acaba por não conseguir aceder à página desejada, este erro 404 pode ser também prejudicial para o seu SEO e neste artigo iremos explicar precisamente porquê.

 

 

O que é o Erro 404?

 

O Erro 404 é dos erros mais comuns encontrados na Internet. Indica que certa página ou recurso que procura já não se encontra disponível e, como tal, não pode ser encontrado. Normalmente, a página em questão foi eliminada ou movida. Portanto, o erro ocorre quando pede ao seu navegador para encontrar um local web que já não existe. Este erro pode também acontecer caso o utilizador tenha digitado incorretamente o nome da página web que procura.

 

No entanto, apesar de serem ainda relativamente comuns, estes erros já não aparecem com tanta frequência como acontecia no passado, mais precisamente nos primeiros anos após o “boom” da internet.

 

Agora, a maioria dos websites redirige os utilizadores para fora das páginas que apresentam o erro 404 de forma automática. Portanto, atualmente, o utilizador não chega a deparar-se com este erro, pois é rapidamente levado para uma outra página web substituta e em funcionamento. É possível que não encontre a página exata que procurava, mas pelo menos não ficará “preso” no erro 404.

 

 

Qual é o impacto do Erro 404 no seu SEO?

 

Se tiver um website que frequentemente apresenta o Erro 404, o melhor será agir rapidamente, de modo a evitar inconvenientes que possam afetar o seu SEO. Como sabemos, é o próprio Google que determina a ordem pela qual os websites aparecem nos resultados de pesquisa para dados termos. Essa escolha não é aleatória, mas sim influenciada por diversos fatores como a rapidez do website, qualidade do conteúdo, responsividade, entre outros.

 

A ocorrência de erros, como o 404, não é certamente positivo para quem deseja ver o seu website no topo dos resultados de pesquisa para determinado termo. Quantos mais erros apresentar um website, mais penalizado este será, pois o Google dará prioridade a outras páginas em melhor funcionamento.

 

 

O que fazer para reverter o Erro 404?

 

Sim, é possível reverter o erro 404 e evitar que todos os seus esforços de SEO vão por água abaixo. Pode apostar no redirecionamento 301, evitando assim que a mensagem de erro 404 seja exibida. Esta técnica permite-lhe informar o servidor quanto à deslocação de uma página, que se encontra agora num outro endereço.

 

Portanto, o redireccionamento 301 irá levar o utilizador automaticamente para uma página em funcionamento, onde nenhum erro será apresentado. Desta forma, evitará a perda de tráfego, o descontentamento dos utilizadores e ainda possíveis penalizações a nível do SEO.

 

 

Porque deve criar uma página personalizada de Erro 404?

 

Ninguém quer que um cliente encontre uma página de erro em vez da página inicial do seu website. No entanto, quando tal acontece, não seria melhor criar uma página personalizada, em conformidade com o branding do seu website, em vez de apresentar apenas uma página branca com as típicas letras Times New Roman, sem grande personalidade ou interesse?

 

Ao personalizar a sua página de erro, mantendo a estética própria do seu website, estará a dizer ao utilizador que este se encontra realmente no local web correto, e não num aleatório, o que pode ajudar a atribuir alguma clareza à pessoa que se viu confrontada com um erro inesperado.

 

Além disso, ao personalizar a sua própria página de erro, poderá oferecer ao utilizador uma solução face ao problema, em vez de se limitar a apresentar um pedido de desculpas pelo inconveniente. Por exemplo, se o utilizador digitou incorretamente o nome do seu website, destaque o erro e ofereça um link para a página certa.

 

 

Como tirar vantagem do Erro 404?

 

Apesar das desvantagens e inconvenientes já mencionados, é oportuno mencionar também como pode tirar proveito desta página de erro:

 

 

 

  • Transforme a página numa caixa de pesquisa

 

De modo a evitar a insatisfação do utilizador e o seu consequente abandono do website, transforme a página de erro em algo útil, como numa caixa de pesquisa, por exemplo. Assim, o utilizador poderá aproveitar uma página que, à partida, seria inútil. Consequentemente, os níveis de satisfação dos utilizadores podem acabar por aumentar.

 

  • Inclua o seu contacto

 

De modo a evitar que o utilizador saia da sua página de mãos a abanar e sem a informação que procurava, certifique-se de que inclui na página de erro o seu contacto telefónico ou email. Assim, mostrará a sua intenção de ajudar o utilizador independentemente do erro em causa.

 

  • Traduza a página de erro

 

Idealmente, a sua página de erro deve informar o utilizador quanto ao problema em causa e apresentar uma solução para o mesmo. Como tal, estas informações devem ser compreendidas por todos os visitantes. Portanto, certifique-se de que traduz a página de erro para vários idiomas, alcançando e ajudando assim um maior número de pessoas.

 

 

O erro 404 pode realmente trazer alguns inconvenientes, mas a verdade é que é possível contorná-los através das ações aqui apresentadas. Apesar de estarem cada menos presentes nas páginas web, deve estar preparado caso acabem por ocorrer inesperadamente. Como tal, deve considerar implementar o redireccionamento 301 e a personalização da página de erro 404, que podem amenizar os inconvenientes associados a este problema.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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