Entre em contacto
Rua da Pedra Alta 102,
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Suporte
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Voltar

5 razões para ter uma loja online

Nos dias que correm, não ter presença digital é quase o mesmo que não existir, aos olhos dos consumidores. Se não apanharmos o barco da transformação digital, não só não estamos a evoluir como estamos mesmo a ficar para trás. O e-commerce tem ganho cada vez mais popularidade e, para tirar o máximo proveito disso, ter uma loja online é uma grande vantagem. Neste artigo, vamos abordar 5 bons motivos pelos quais é uma boa ideia criar um negócio online!

 

1. Os consumidores estão online.

Cada vez mais, os consumidores optam por fazer compras no conforto das suas casas, já que é mais conveniente, muitas vezes mais barato e é muito fácil aceder a uma grande variedade de produtos. Assim, onde quer que estejam, têm acesso a muitos produtos e serviços sem terem sequer de se deslocar. E se no passado havia alguma falta de confiança nas compras online, atualmente as pessoas sentem-se mais seguras a fazê-lo. Há várias formas seguras de pagamento disponíveis e há muita informação ao dispor dos consumidores, assim como reviews de outros clientes, o que contribui para que as pessoas sintam menos insegurança.

 

 

2. Maior visibilidade e alcance.

Ao procurar um local para estabelecer uma loja física, geralmente os empresários dão preferência a sítios com grande visibilidade para que os consumidores possam saber da sua existência e lembrar-se dela regularmente. E claro que geralmente os melhores lugares são também os mais caros. Ora, passa-se o mesmo com o e-commerce. As empresas podem pagar mais para que os seus websites apareçam com mais destaque nas pesquisas dos seus potenciais clientes. Contudo, é possível fazer com que o site apareça num lugar mais destacado em pesquisas relacionadas de forma orgânica, isto é, sem gastar dinheiro. Isto pode ser feito através do SEO (otimização para motores de busca). Isto também vai fazer com que a loja online apareça mais em pesquisas de pessoas que possam estar realmente interessadas nos produtos ou serviços oferecidos, através da inclusão de palavras-chave adequadas no conteúdo. A maioria das pessoas só consulta os sites que aparecem na primeira página do navegador – raramente vão sequer à segunda página, o que realça a importância do SEO. Mesmo pagando para que o website apareça mais acima, o SEO orgânico continua a ser importante, para que se retire o máximo proveito do valor investido. Deve, portanto, consultar um profissional desta área para que a sua loja tenha destaque nas pesquisas, o que também irá resultar em melhores vendas. Para além de poder usar estas estratégias para ter mais visibilidade, ao criar um negócio online também conseguirá alcançar possíveis clientes que estão fora da sua área geográfica.

 

 

3. Menores custos fixos.

Não é preciso pagar renda, eletricidade, nem água para ter uma loja online. A única “renda” que tem de pagar é o custo do domínio (o endereço pelo qual o seu negócio pode ser encontrado) e da hospedagem (espaço disponibilizado por um servidor). Irá também incorrer em custos com parcerias com instituições bancárias, para poder receber pagamentos por cartão de débito ou crédito, ou com sistemas como o Paypal e custos com a própria criação da loja online – sendo que deve sempre consultar um profissional para o assistir, de forma a garantir um bom SEO e um interface intuitivo e agradável de utilizar. Pense neste custo como sendo o “design interior da sua loja”. Acaba por ser um custo muito inferior ao que pagaria pelo design e decoração da sua loja física. O e-commerce tem custos fixos muito mais reduzidos do que uma loja física, pelo que o risco operacional do seu negócio se torna bastante reduzido.

 

 

4. Resultados mensuráveis.

Há ferramentas digitais disponíveis, como o Google Analytics, que permitem analisar o tráfego do seu website e compará-lo com o dos seus concorrentes. Também é possível analisar a origem desse tráfego, as ações dos utilizadores na sua loja online e acompanhar a conversão em vendas.

 

 

5. Horário flexível.

O e-commerce tem sempre menos restrições de horário do que as lojas físicas. Nalgumas áreas de negócio, os clientes podem fazer encomendas online a qualquer momento do dia e, mesmo no caso de não ser possível encomendar a qualquer hora, os clientes podem consultar os produtos ou serviços sempre que quiserem, não estando limitados a um horário laboral.

 

 

Se ainda estava com dúvidas sobre a vantagem de ter um negócio online, então a pandemia veio aclarar as coisas. As pessoas passaram a sentir ainda mais segurança em fazer compras online e dificilmente vão deixar esse hábito.

Mariana Gonçalves
Mariana Gonçalves

Deixe-nos um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *