Entre em contacto
Rua da Pedra Alta 102,
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Suporte
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Voltar

VPN, Segurança e tu

Com o aumento em popularidade das VPN e fortes estratégias de marketing a puxar o utilizador. Para que esteja seja mais consciente com a segurança e anonimato online surge uma questão: As VPN são seguras?

A resposta curta é: Sim! Isto se utilizado corretamente. Mas existe muitas armadilhas se não entendermos o que é uma VPN e como funciona, e conseguimos perceber que a resposta começa a ser um pouco mais complicada.

 

 

O que são VPN?

 

Uma VPN, Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual, é uma rede privada de internet que faz a ponte entre o nosso computador e os servidores, ou websites, que queremos conectar como exemplo Facebook, Instagram, google, etc. Estas redes têm como padrão serem codificadas (encriptadas), quer isto dizer, se porventura alguma identidade alheia tentar ver o que estamos a pesquisar, esta irá aparecer codificada e não fará sentido.

As VPN têm também a habilidade de esconder a nossa identificação online, ou seja, o nosso IP, querendo dizer que se eu estiver conectado a uma e entrar no site da google, a google não irá ter o meu IP, mas sim o IP do serviço de VPN.

Não só esconde a nossa identidade dos sites que visitamos como também esconde que sites andamos a ver, mas também de quem nos fornece a internet como a Vodafone, Nos e Meo.

Talvez a maior vantagem de usar uma é simular a nossa localização. Se o serviço tiver vários servidores espalhados por vários países, é possível simular que a nossa localização se encontra noutros país e poder usufruir de serviços de streaming que se encontram indisponíveis em Portugal. Um caso notável é utilizar uma VPN para aceder a conteúdo da Netflix de outras regiões.

Esta imagem poderá ajudar a visualizar como é feita esta ligação.

Então VPN são sempre seguras e deveria usar sempre?

 

Não, nem sempre é seguro. Primeiro temos que confiar na VPN. Existem várias empresas hoje em dia que vendem este serviço, regra geral estas empresas são de confiança, visto que o sucesso deles é a nossa segurança e anonimato, contudo nada nos garante que possam vender os nossos dados ou que tenham que conformar com leis de certos países que possam exigir a transparência de quem viaja na internet. Mas também existem serviços gratuitos e estes devem ser sempre utilizados com muita caução. Nunca se sabe se algum serviço gratuito é fraudulento ou malicioso.

Segundo e mais importante, é verdade que esconde a nossa identidade, mas no momento que fizermos login num site, este fica imediatamente a saber quem somos, logo a habilidade do anonimato desaparece. Há que ter em conta também que devido aos cookies e a partilha de base de dados dalguns websites, ao fazer login num website, outros websites também vão saber quem somos. Sendo os principais casos a ter em conta a Google, Youtube, Facebook, Instagram, TikTok, Amazon, entre muito mais gigantes na indústria.

 

 

E se eu quiser usar VPN nalguns programas e noutros não?

 

É possível, se o serviço tiver esta função. O Tunnelling permite que o user determine quais são os programas ou aplicações que possam passar por esta.

A maior utilidade talvez será utilizar a VPN apenas para browser e Netflix, enquanto tudo o que seja redes sociais ficar fora da VPN. Assim conseguirá assegurar melhor a sua anonimidade e segurança e evitar a partilha dos seus dados entre as empresas online.

 

 

A VPN protege me de virus?

 

Maioritariamente, não. Ao entrar em sites duvidosos ou abrir emails de fontes desconhecidas os virus conseguem viajar até ao seu dispositivo livremente sem qualquer restrição. Dado isto há que ter sempre cuidado mesmo com o uso da mesma.

Existem serviços de que já têm implementado anti-virus e adblocker (bloqueador de anúncios), contudo estes não são 100% eficazes, por isso há que ter sempre cuidado.

 

 

As VPN são uma grande ferramenta da era digital, mas como qualquer ferramenta pode ser muito poderosa ou pode ser utilizada incorretamente e acabar por ser prejudicial. Se estiver interessado em utilizar VPN recomenda-se que faça uma pesquisa sobre a qualidade do serviço, as funções que estes têm, as avaliações de quem utiliza ou já utilizou a VPN.

Sandro Sousa
Sandro Sousa
https://chitas.pt

Deixe-nos um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *