Será que deveremos usar meta keywords? Serão realmente importantes? Quantas meta keywords devemos utilizar? Estas são apenas algumas das questões mais frequentes entre os novatos no mundo do SEO. Neste artigo, iremos explicar em que consistem estas keywords e abordaremos ainda outros tópicos, entre os quais a sua relevância atual.
O que são meta keywords?
Meta keywords são um tipo específico de meta tags que aparecem no código HTML de uma página web. Uma meta tag define os diferentes tipos de metadados num documento HTML, e permitem assim que o conteúdo do mesmo seja identificado e compreendido pelos robôs do Google. Portanto, essencialmente, as meta keywords são utilizadas para fornecer aos motores de busca mais informação quanto ao conteúdo de dada página.
Outro aspeto relevante a mencionar é que as meta keywords se distinguem das keywords normais na medida em que surgem “por trás das câmaras”, ou seja, estão escondidas na fonte de uma página web, em vez de estarem visíveis.
História das meta keywords – como tudo começou?
Estas keywords surgiram numa altura em que não existiam ainda algoritmos de pesquisa inteligentes, como os atuais do Google. Numa época não assim tão distante, a otimização para motores de busca consistia em usar meta keywords no HTML para as páginas web. Estas keywords eram usadas quando fossem relevantes para o conteúdo de uma página e para surgirem nos resultados de pesquisa relacionados.
As meta keywords eram colocadas na secção do cabeçalho de uma página HTML da seguinte forma:
<meta name="keywords" content="Keyword1, Keyword2, Keyword">
Basicamente, eram colocadas por qualquer pessoa, e permitiam chegar aos resultados de pesquisa de um motor de busca muito facilmente. É claro que esta acessibilidade acabou por trazer inconvenientes! Com o tempo, a web tornou-se mais comercial e as pessoas começaram a encher o HTML de keywords para alcançarem os resultados desejados. Assim, os motores de busca começaram a ignorar todo este “spamming”.
Com o passar do tempo, as meta keywords passaram a ser desvalorizadas pelo Google, pois estavam a ser abusadas por proprietários de certos websites. Contudo, ainda não se sabe ao certo se foram removidas completamente do algoritmo do Google, pois este, tal como muitos motores de busca, mantêm segredos associados ao seu algoritmo, como forma de evitar que alguém interfira no sistema.
Atualmente, suspeita-se que o Bing e outros motores de busca ainda usem as meta-keywords, no entanto, no geral, estas já não assumem a presença dominante de antigamente.
Então… serão as meta keywords ainda relevantes?
Não há como negar que a popularidade das meta keywords já não é o que era. A maioria dos motores de busca percebeu rapidamente que os sites podem tirar proveito das meta keywords e usá-las de forma indevida. No entanto, a verdade é que estas podem ainda ser úteis no que toca a transmitir a sua mensagem e a atrair visitantes para a sua página.
Sejamos francos… num mundo tão competitivo como o da internet, em que todos querem alcançar a tão desejada primeira página dos resultados de pesquisa, tudo ajuda, por muito irrelevante que possa parecer!
Dicas para incorporar meta keywords no seu conteúdo:
No que toca a selecionar este tipo de keywords, é importante ter em conta alguns fatores:
- Número de keywords: não utilize mais de 10 meta keywords para uma única página.
- Relevância das keywords: lembre-se sempre de escolher as keywords que estejam alinhadas com o seu conteúdo.
- Keywords de cauda-longa: é importante incluir variações da palavra em causa, como o seu plural, e apostar também em frases mais específicas e extensas como as keywords de cauda-longa.
- Erros ortográficos: o normal seria dizer para evitar erros ortográficos, mas neste caso, pode beneficiar deles! É importante incluir pelo menos uma keyword mal escrita, de modo a que a sua página web surja também nos resultados para palavras com erros ortográficos. Afinal, é bastante comum errarmos numa letra e acabarmos por pesquisar um nome incorreto!
- Pesquisas passadas: Não se esqueça de rever termos de pesquisa antigos que levaram os visitantes até à sua página no passado. Através das suas analíticas, consegue obter este dado facilmente e saber assim o que funciona melhor para a sua página.
Concluindo, a verdade é que a utilidade das meta keywords já não é o que era. Mas não há problema! Hoje em dia, existem muitas outras formas de apostar no SEO do seu website e de obter resultados de sucesso. Algumas estratégias mais eficazes do que as meta keywords consistem em escrever conteúdo envolvente, utilizar keywords relevantes, otimizar a sua página web, apostar em imagens de qualidade e na comunicação com os leitores.
No entanto, a utilização de meta keywords não irá trazer nenhum impacto negativo. Num pior cenário, elas simplesmente não resultam. Mas como já mencionado, num mundo tão competitivo como o online, uma ajudinha extra é sempre bem-vinda, e as meta keywords podem realmente fornecer um pequeno estímulo no SEO da sua página, portanto, porque não experimentar?