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Guia sobre o CRO: aumente as conversões do seu site

Se estiver interessado na área do marketing online, certamente já ouviu falar em termos como CEO, CMO e CRO. Estes acrónimos podem ser facilmente compreendidos pelos mais atentos ao mercado digital, mas qualquer utilizador do meio online deve também conhecê-los. Em primeiro lugar, podemos verificar que todos estes termos têm uma letra em comum, o “O” de “otimização”. No que toca a aumentar as vendas no seu website ou a partir das redes sociais, é importante compreender como pode fazer uso da otimização para melhorar a experiência do utilizador ou o surgimento dos seus anúncios nos motores de busca.

 

Neste artigo, iremos focar-nos na otimização das taxas de conversão de um website, ou seja, no CRO, de modo a conhecer esta ferramenta com enorme potencial para angariar mais clientes e gerar um maior valor em receitas. Boa leitura!

 

 

O que é o CRO?

 

CRO significa conversion rate optimization, ou seja, otimização da taxa de conversão. Trata-se do processo de ajustar o seu website e conteúdo para gerar mais conversões a partir do tráfego que já recebe. A grande maioria das estratégias de marketing online que verificamos focam-se em gerar mais tráfego para dados websites e em atrair o público-alvo de forma eficaz. Estes métodos são, sem dúvida, muito importantes e sem eles seria impossível gerar as conversões que tanto queremos ver.

 

Contudo, falta aqui uma parte crucial do puzzle. As pessoas acabam por negligenciar todo o trabalho que deve ser levado a cabo assim que os visitantes chegam realmente ao website desejado. A verdade é que milhões de sites conseguem receber muito tráfego diariamente, mas apenas alguns têm a capacidade de converter uma boa percentagem de pessoas em clientes. Tal é explicado pelo facto de as marcas se focarem demasiado no marketing externo e se esquecerem de prestar atenção à otimização da experiência do utilizador no website. Assim, as conversões acabam por não acontecer.

 

 

O que queremos dizer com “converter clientes”?

 

Vale a pena abordar o conceito de conversão no contexto do mercado online. De forma simples, uma conversão acontece quando uma pessoa que visita o seu website ou outra plataforma digital ultrapassa a linha entre público e cliente. Tal acontece quando uma pessoa compra o seu produto/serviço. No entanto, podemos também falar em “conversão” quando nos referimos às adesões a newsletters, por exemplo.

 

Portanto, para clarificar, uma conversão não acontece quando as pessoas clicam num link que as redireciona para o seu website nem o tempo que estas passam a analisar o seu conteúdo. Uma conversão acontece quando existe uma transformação, ou seja, uma passagem do ponto A para o ponto B. Normalmente, este processo envolve uma compra.

 

Qual a diferença entre CRO e SEO?

 

Muitas pessoas acabam por confundir facilmente estes dois termos que são, na realidade, bastante diferentes, pois possuem objetivos distintos. O SEO (search engine optimization) foca-se normalmente em keywords e metadados para dirigir mais tráfego para um determinado website. Portanto, o seu objetivo passa por fazer com que determinada marca alcance mais visibilidade nos motores de busca. O CRO, por outro lado, foca-se no aumento das conversões, ou seja, o que acontece após as pessoas serem direcionadas para o seu website.

 

Portanto, podemos dizer que ambos devem ser utilizados eficazmente, pois possuem uma certa relação de dependência. O CRO precisa do SEO para conseguir alcançar os potenciais clientes e convertê-los. Já o SEO é um esforço de marketing crucial, que permite levar o tráfego desejado até às plataformas digitais para que, finalmente, as conversões aconteçam.

 

 

Como explorar o CRO para gerar mais vendas?

 

De acordo com um estudo realizado pelo Wordstream, a taxa média de conversão para um website ronda os 3%. Este valor é claramente muito reduzido, principalmente quando se tem em conta todo o esforço e gastos envolvidos no processo de dirigir o público até ao website. É aqui que surge a importância do CRO. A partir desta ferramenta, será possível converter mais pessoas em clientes, gerando assim mais receitas. Aqui ficam os passos que deve seguir para tirar o melhor proveito desta ferramenta:

 

  • Identifique as suas métricas

 

Deve rastrear métricas, pois estas permitem-lhe conhecer a forma como os utilizadores estão a interagir com o conteúdo do seu website. Alguns exemplos incluem:

 

  • Taxa de saída:

    informa quanto ao tempo que os utilizadores gastam no seu website antes de o abandonarem.

 

  • Taxa de abandono do carrinho: permite-lhe saber a frequência com que as pessoas adicionam itens ao carrinho, mas que depois o abandonam sem realizar nenhuma compra.

 

  • Taxa de rejeição:

    informa quanto ao número de utilizadores que visita apenas uma página do seu website e depois abandona-o.

 

Existem muitas outras métricas que podem ser consideradas. No seu conjunto, todas elas permitem obter uma melhor compreensão quanto ao comportamento do público durante as visitas ao seu website. A partir dos resultados, poderá descobrir os pontos que estão a falhar e o que deve melhorar.

 

 

  • Recolha dados

 

Recolha e analise os dados do seu website que poderá obter a partir das métricas mencionadas e identifique as conversões que pretende alcançar. Além das métricas, pode recorrer ainda a outros métodos de obtenção de dados relevantes:

 

  • Realize pesquisas com utilizadores na própria página;
  • Entreviste clientes atuais sobre o processo de compra;
  • Realize testes de usabilidade

 

 

  • Interprete os dados

 

Assim que tiver dados suficientes, deve interpretá-los, de modo a verificar as melhores oportunidades para o processo de conversão do seu website. Por outras palavras, tente colocar-se no lugar do público e olhe para o seu website e processo de compra através dos olhos dele. Só assim poderá perceber realmente o que está ou não a resultar.

 

  • Realize testes

 

O próximo passo consiste em realizar testes A/B, uma ferramenta simples e direta que lhe permitirá compreender ainda melhor o que precisa de ser alterado.

 

  • Acompanhe os resultados

 

Agora que realizou todos os passos anteriores, chegou a hora de acompanhar os resultados, de modo a perceber se a sua estratégia resultou. Em caso negativo, volte a analisar as suas métricas e encontre novas formas de entrar na cabeça do cliente. Em caso positivo, mantenha-se atento ao desempenho do seu website e da sua taxa de conversão. O que resultou uma vez pode não voltar a resultar, pois no mundo online tudo muda à velocidade da luz.

 

 

Assim, uma estratégia de CRO é absolutamente essencial para garantir que os visitantes da sua página se convertem em clientes. Deve pensar em criar métodos que lhe permitam compreender o comportamento do público e assim encontrar formas de aumentar as suas conversões.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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