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Pontos essenciais para começar a vender online

Da mesma forma que o número de utilizadores da internet está a aumentar, o número de compras online não para de crescer. A venda de produtos online dá origem a um novo mundo de oportunidades de negócio. A globalização torna-se mais possível à medida que o acesso à internet se propaga por todo o mundo, aumentando assim os nichos do mercado.

Após a escolha do seu nicho e do estudo do seu mercado, chega a hora de vender. Eis os pontos obrigatórios a dar atenção ao abrir uma loja online:

Plataforma

A escolha da plataforma é o primeiro passo a dar na construção de uma loja online.
Existem diversas plataformas de gestão de loja online e cada uma apresenta o seu BackOffice de forma diferente. A escolha da plataforma deve estar em sintonia com a forma como vai operar toda a gestão dos clientes, stocks e das suas vendas, por isso deve ser escolhida a plataforma que oferece a melhor estrutura para acompanhar a sua estratégia para vender online.

Gestão de stocks

Ninguém gosta de produtos esgotados
Como referido no ponto anterior, as diversas plataformas oferecem sistemas de gestão de stocks. Sistemas mais avançados permitem a ligação com o seu ERP (Enterprise Resource Planning), para uma melhor eficiência na disponibilização do produto ao cliente.

Métodos de pagamento

Um maior leque de métodos de pagamento significa maior probabilidade de venda.
Cada cliente tem o seu método de pagamento de eleição, assim como tem a sua conta num determinado banco. Apostar na facilidade do pagamento assim como disponibilizar o maior número de métodos de pagamento vai impedir que a razão pela desistência da compra dos seus produtos, não seja por falta do seu método de pagamento preferido.

Meios de expedimento

Como levar o seu produto a casa dos seus clientes
Oferecer pelo menos duas formas de expedição, uma normal e uma de urgência, bem como oferecer os custos de transporte são estratégias a considerar na sua oferta de meios de transporte que podem significar aumentos de vendas.

Marketing

Divulgue o seu produto e tenha uma presença ativa no mundo online
Para vender o seu produto é necessário chegar aos seus clientes. Para isso é necessária uma boa estratégia de campanhas e instrumentos de marketing para dar a conhecer os seus produtos a potenciais novos clientes. Faça o seu cliente interagir com a sua loja online, ofereça descontos, crie uma lista de emails e envie newsletters para dar as últimas novidades dos seus produtos. Uma constante presença nas redes sociais pode ser um excelente catalisador de vendas.

Segurança e credibilidade

Proteção de dados e segurança primeiro
A compra e venda online é uma forma muito menos pessoal que a compra numa loja física. A internet está mais segura do que nunca, mas novas ameaças e estratégias de fraude são também criadas todos os dias.
Para que os seus clientes se sintam em segurança a comprar na sua loja online, é necessário demonstrar que se preocupa com os dados dos seus clientes e que tem todos os sistemas de segurança e proteção de dados assegurados.
Os certificados SSL dão credibilidade e segurança nas transações da sua loja.

Suporte

Porque as preocupações dos seus clientes devem ser também suas.
A fidelização dos seus clientes está dependente da sua satisfação na compra dos seus produtos. Não existe nada perfeito e quando o produto por qualquer razão não está a funcionar da forma mais correta ou o cliente tem dúvidas sobre a sua utilização, o suporte poderá transformar uma crítica negativa numa positiva. Disponibilizar diversos meios de comunicação ajuda a aproximar-se dos seus clientes bem como desenvolver o seu processo de melhoria contínua.

Fundador e Diretor geral da Chitas Websolutions. Webdeveloper e estudante de gestão. Apaixonado pela tecnologia e natureza.

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