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Qual a importância de ter um site otimizado para mobile?

Se já tiver um website dedicado à sua marca ou empresa, ou se quiser criar um, deve saber, antes de mais, que a otimização para mobile é absolutamente crucial. Nos últimos anos, a crescente aderência aos smartphones provocou o crescimento exponencial do acesso mobile a milhões de websites. Mas, afinal, o que significa ter um site otimizado para mobile? Será isto assim tão importante? Quais são as vantagens? Neste artigo, damos-lhe a conhecer esta forma de tornar o seu website mais user-friendly e acessível. Boa leitura!

 

 

O que é um website otimizado para mobile?

 

Um website otimizado para mobile é aquele que se apresenta corretamente em dispositivos móveis como smartphones ou tablets. Por outras palavras, um website otimizado, ou responsivo, é aquele cujo conteúdo se adapta às diferentes telas de diferentes dispositivos, independentemente da sua forma e tamanho. Idealmente, um website otimizado é aquele que apresenta a informação de forma clara e estruturada em computadores e dispositivos móveis de igual forma.

 

O objetivo consiste em ajustar o layout para maximizar a experiência do utilizador, tornando-a mais acessível e agradável. Ao otimizar um website, terá de certificar-se de que o formato, tamanho das imagens, fontes e outros elementos se encontram proporcionais e corretamente posicionados em telas de diferentes tamanhos.

 

Certamente, já todos visitamos um site no telemóvel cujas letras estavam destorcidas, as imagens sobrepostas e, no geral, encontrámos uma grande confusão difícil de decifrar. Este é um exemplo perfeito de um website não otimizado. É este o cenário que queremos evitar.

 

 

 

Otimização de um site para mobile? As estatísticas falam por si

 

De acordo com a Statcounter, em abril de 2021, 55% de todo o tráfego mundial da web foi originado via mobile e 43% através de um computador. Com uma percentagem menos significativa, seguem-se os tablets com 2% do tráfego mundial. Por outro lado, em Portugal, 65% do tráfego da web surge a partir de um computador, 33% a partir de um smartphone e apenas 2% através de tablets.

 

Apesar de os números referentes ao uso mobile serem menos significativos em Portugal, a verdade é que os valores têm vindo a aumentar de ano para ano, e a tendência parece ter vindo para ficar. Os números não mentem. A nível mundial, os smartphones são o principal meio de acesso ao tráfego da web e só depois surgem os computadores – um facto que veio contrariar a tendência verificada desde o início do uso da internet.  Em Portugal, os dados de cada ano indicam que estamos a seguir o mesmo caminho.

 

 

Quais as vantagens de ter um website otimizado para mobile?

 

Agora, iremos abordar as vantagens associadas a um website otimizado para mobile:

 

  1. Melhora a experiência do utilizador

 

Os utilizadores precisam de conseguir navegar no seu website sem qualquer esforço, e para tal, é necessário assegurar que as otimizações móveis apropriadas foram colocadas em prática. Ao criar uma plataforma online divertida, apelativa e fácil de navegar, consegue solidificar a experiência do utilizador, aumentando ainda as suas chances de retorno.

 

  1. É valorizado em termos de SEO

 

Os motores de busca costumam mostrar diferentes resultados para buscas manuais e buscas realizadas através de computadores. Portanto, se o seu website não for otimizado para dispositivos móveis, será mais difícil para os utilizadores móveis encontrarem a sua página.

 

  1. Mais visualizações de páginas e menores taxas de rejeição

 

A oferta de um site “mobile friendly” é uma das formas mais eficazes de manter os visitantes na sua página durante mais tempo. É mais provável que as pessoas permaneçam num website que seja fácil de utilizar, esteticamente apelativo, bem estruturado e claro, o que permite reduzir assim as taxas de rejeição.

 

  1. Aumento da lealdade do visitante

 

Se as pessoas tiverem uma interação positiva com o seu website, o mais provável é que voltem a utilizá-lo. O mesmo acontece ao contrário. Se o seu website não tiver causado uma boa primeira impressão no visitante, pode contar com menos uma pessoa a verificar o seu conteúdo. Aliás, 62% dos utilizadores que têm uma experiência móvel negativa com um website são menos prováveis de voltarem a comprar a partir do mesmo no futuro.

 

  1. Aumenta a velocidade de carregamento das páginas

 

Um site otimizado acelera o carregamento das suas páginas, que é sempre vantajoso para qualquer utilizador. Além de satisfazer o seu visitante, pode ainda usufruir de outra vantagem: o Google prioriza as páginas móveis com maior velocidade de carregamento. Por outras palavras, um dos fatores que ajuda o Google a determinar a posição do seu website no ranking de resultados de busca é precisamente a velocidade de carregamento das suas páginas. Portanto, aqui está mais uma razão para apostar na otimização!

 

  1. Os dispositivos móveis são mais usados para pesquisar produtos antes da compra

 

Antes de comprarem um determinado produto, os utilizadores gostam de explorar primeiro as suas opções, analisando preços, a oferta disponível, entre outros fatores. As estatísticas mostram que 69% dos utilizadores em todo o mundo entre os 18-39 anos pesquisam produtos a partir de dispositivos móveis.

 

 

 

A otimização do seu site para mobile é algo que deve de ser seriamente considerado. Não se esqueça que o seu website é frequentemente o primeiro ponto de contacto entre a sua marca/empresa e os utilizadores, portanto é extremamente importante criar uma boa primeira impressão. Com o crescente número de tráfego originado por dispositivos móveis, ignorar a otimização de um site para mobile significa ignorar uma potencialidade de oportunidades para o seu negócio. Esperamos ter ajudado!

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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