Entre em contacto
Rua da Pedra Alta 102,
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Suporte
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Voltar

Pingbacks e Trackbacks, bom ou mau?

Os motores de busca são um excelente meio de gerar tráfego orgânico para o seu site e para melhor poder potenciar os resultados da pesquisa do seu site, nada melhor do que incluir uma secção de blog neste onde pode abordar os temas inerentes ao seu negócio.

 

Contudo, escrever artigos no seu blog vai mais além de apenas texto. Tem também muito trabalho de SEO e também interatividade. É aqui que entram os Trackbacks e os Pingback, ferramentas de interação entre blogs que podem ser vantajosas para o seu site se utilizadas de forma correta.

 

 

O que são Trackbacks e Pingbacks?

 

Os Trackbacks permitem que haja comunicação através de diversos sites. Simplificando, é como se uma pessoa sugerir algo a outra que ela possa gostar.

 

Por exemplo, se nós escrevermos artigo no nosso site e se for do seu interesse comentar esse mesmo artigo, garantindo que os leitores do seu site possam ver e comentar o que escreveu, só precisa de escrever um artigo no seu site e enviar um Trackback para o nosso artigo que comentou.

 

De seguida, nós podemos escolher se exibimos o seu artigo como resposta ao nosso artigo, que será feito por intermédio de um título, um excerto e um link com acesso direto ao artigo que escreveu no seu site.

 

Os Pingbacks permitem uma comunicação similar aos Trackbacks mas de forma automatizada.

 

Seguindo o exemplo acima, se referenciar um artigo nosso no seu site, por intermédio de um link, o que acontece é que o seu site enviará automaticamente uma informação para o nosso site. Uma vez confirmado esse Pingback, nós poderemos exibir o seu artigo como comentário, que será apresentado apenas com um link para o seu site.

 

Os Pingbacks são também entre menções do seu próprio blog. Estes têm o nome de auto-pingbacks, e podem ser um pouco distrativos se não forem desativados.

 

 

O que distingue um Trackback de um Pingback?

 

Na verdade, a diferença não é considerável. A tecnologia assenta basicamente na mesma premissa: gerar tráfego entre sites. Só mesmo a abordagem é que acaba por ser diferente, uma vez que os Trackbacks são feitos de forma manual, enquanto os Pingbacks são feitos de forma automática.

 

 

Quais as vantagens e desvantagens?

 

Atualmente, este tipo de funcionalidades não é algo que seja muito comum, uma vez que vivemos na era das redes sociais. Quando os blogs eram o principal local de partilha de experiências, opiniões, informação, entre outros, os Trackbacks eram a forma mais subtil e, ao mesmo tempo, direta de criar uma conversa entre dois autores.

 

Ainda assim podem ajudar no tráfego do seu site, se este for referenciado em blogs de relevo, complementar o SEO através dos links utilizados e, de forma indireta, potenciar parcerias com outros autores que sejam vantajosas para o seu negócio.

 

No que concerne às desvantagens, infelizmente tanto Trackbacks como Pingbacks são uma ferramenta muito utilizada por spammers para proliferar links de informação indesejada. Isto pode gerar um efeito de bola de neve na gestão do seu site, pois a quantidade de processos que recebe pode dificultar e atrasar a avaliação das menções do seu site. Se optar por não filtrar os Pingbacks e Trackbacks que recebeu pode também estar a comprometer o SEO do seu site, uma vez que o seu site estará a permitir de forma automática uma panóplia de links nefastos repletos de palavras-chave desnecessárias.

 

 

Deve usar Trackbacks e Pingbacks?

 

Se formos pela via da segurança e da facilidade, a recomendação é de desativar os Trackbacks no seu site, uma vez que a Internet está repleta bots que propagam comentários automáticos, gerando assim um spam interminável, e que poderão prejudicar o seu site.

 

Por sua vez, os Pingbacks ainda têm a sua utilidade. Estes requerem contudo uma gestão atenta e cuidadosa. Para uma melhor utilização desta ferramenta, recomendamos a

 

utilização de um plugin anti-spam no seu site e outro que bloqueie também os Pingbacks gerados pelo seu próprio site. Se tiver ainda interesse em celebrar parcerias com outros autores, entre em contacto directo com eles de forma a facilitar a troca de Pingbacks, sem que estes sejam marcados como spam.

 

Apesar de não serem essenciais para o SEO do seu site, os Pingbacks acabam por ser uma forma bastante interessante de gerar tráfego orgânico.

 

Não estivéssemos nós na era das Redes Sociais e a Internet estar cheia de spammers, a nossa recomendação seria para apostar em ambas as funcionalidades. Dadas as circunstâncias, o melhor é mesmo garantir a melhor configuração e otimização possível do seu site em termos de segurança e SEO.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixe-nos um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *