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Design responsivo: qual a sua importância para um website?

O termo “responsividade” tem sido cada vez mais usado ao longo dos últimos anos. Várias são as vezes em que ouvimos falar em “websites responsivos”, mas será que compreendemos em que realmente consistem? Ou melhor, qual a importância dos mesmos? Um website responsivo tem capacidade para se adaptar a qualquer formato e fornecer a melhor experiência ao utilizador. Neste artigo, explicamos tudo isto de melhor forma.

 

O que é um website com design responsivo?

Um design responsivo é aquele que permite às páginas web apresentar a sua informação e todo o seu visual de igual forma em todos os dispositivos. Certamente, já acedeu a um site através do smartphone e verificou que a informação estava desorganizada, os menus espalhados, e no geral, o visual era confuso. Nesse caso, podemos concluir que tal website não apresentava um design responsivo.

 

Independentemente de aceder a um site a partir de um computador, tablet ou smartphone, o seu formato e funções serão sempre as mesmas se houver responsividade. O objetivo é proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível enquanto navega pelas páginas web.

 

 

Como verificar se um website tem um design responsivo?

É bastante simples. Podemos verificar se um website tem um design responsivo através de diferentes formas. A mais comum é recorrendo ao Mobile-Friendly Test do Google, que irá analisar o seu site e verificar como este é visto num dispositivo móvel.

 

Também poderá usar outra ferramenta do Google, o PageSeed Insights. Neste caso, deverá inserir da URL do seu site, e mais uma vez, o Google irá analisar conteúdos como texto, gráficos e imagens. Após verificar o funcionamento do seu site num dispositivo móvel, irá fornecer sugestões a implementar para melhorar a responsividade do seu site.

 

Ao analisar os resultados que ambas as ferramentas lhe fornecem, poderá concluir se o seu site é ou não responsivo. Além disso, poderá aproveitar as recomendações que lhe são fornecidas para fazer melhorias.

 

Qual a importância de um design responsivo?

À medida que o tempo avançava e os dispositivos móveis evoluíam, começou a verificar-se que grande parte do tráfego dos websites vinha de dispositivos móveis. Quando uma grande percentagem de visitantes usa tablets ou smartphones para aceder a websites, torna-se essencial apostar na responsividade dos mesmos. Afinal, queremos que o maior número possível de pessoas visualize o nosso website tal como ele é, com todas as suas funções e elementos.

 

Por exemplo, vários estudos comprovam que um site responsivo gera mais vendas do que um não responsivo. Os utilizadores que procuram fazer compras online querem plataformas rápidas, funcionais e com informação devidamente organizada para uma utilização facilitada. Se entrar num site confuso, com imagens ou tipos de letra desformatados, por exemplo, certamente irá sair da página web em apenas alguns segundos.

 

Portanto, um site responsivo ajuda a estabelecer credibilidade, confiabilidade e facilita o processo de conversão de clientes, daí a sua importância.

 

 

Quais as vantagens de ter um design responsivo?

Vamos agora ver mais detalhadamente todos os fatores que contribuem para tal credibilidade e facilidade de conversão. Assim, um design responsivo apresenta as seguintes vantagens:

  • Aumenta a velocidade da página web;

 

A velocidade de carregamento de um site é um fator de ranking para o Google. Portanto, tal pode determinar o número de visitantes que recebe. Além disso, para o próprio utilizador, um site rápido é muito mais vantajoso. Se uma página web demorar a carregar, existe uma grande probabilidade de o visitante sair sem analisar a informação ou realizar compras.

  • O Google favorece sites responsivos

 

Quanto mais responsivo for o seu site, mais elevada será a posição do ranking do Google em que este aparecerá. Assim, certifique-se de que tem um site responsivo para alcançar mais pessoas, e aumentar assim o tráfego orgânico.

  • Reduz a taxa de rejeição

 

Ter um site responsivo é meio caminho andado para manter os utilizadores na página web durante mais tempo. Se o seu site for apelativo e, mais importante ainda, funcional, a taxa de rejeição diminui. Por outras palavras, em vez de entrarem e saírem rapidamente do seu site, os utilizadores permanecem durante mais tempo.

 

É importante evitar esta taxa de rejeição, pois quanto mais elevada for, mais clientes acaba por perder. Além disso, uma taxa de rejeição muito elevada pode ser interpretada pelo Google como sinal de conteúdo irrelevante.

  • Melhora a experiência do utilizador:

 

Se um utilizador estiver satisfeito com o seu site, maior a probabilidade de comprar os seus produtos ou de consumir os seus conteúdos. Assim, pode ganhar novos clientes ou seguidores atentos. Portanto, certifique-se de que o seu site é rápido, organizado, e visualmente apelativo em todos os dispositivos.

 

 

Qual a diferença entre um site responsivo e uma versão mobile?

Muitas pessoas tendem a confundir os dois conceitos. Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tipo de dispositivo, mantendo o seu design e funcionalidades. Já a versão mobile é diferente da original. A sua estrutura, gráficos e imagens são unicamente pensadas para os dispositivos móveis. Por outras palavras, o conteúdo é o mesmo, mas a apresentação é diferente.

 

Portanto, os sites com design responsivo são criados para se adaptarem a todos os formatos e dispositivos, mantendo a mesma apresentação e conteúdo. Já a versão mobile cria uma estrutura e apresentação diferente da original, mantendo apenas o conteúdo.

 

 

Assim, concluímos que um site responsivo traz inúmeras vantagens para diferentes websites, sendo por isso, algo cada vez mais necessário.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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