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101 – Como criar um calendário de conteúdo para as redes sociais

Gerir várias contas de redes sociais e pensar em conteúdo regular não é tarefa fácil! Se quiser conhecer uma forma acessível de planear, organizar e publicar o conteúdo para as suas redes sociais, este artigo é para si. Iremos explicar-lhe porque deve criar um calendário de conteúdo para as suas plataformas digitais e partilhar algumas dicas para fazê-lo! Diga adeus a publicações de última hora e de fraca qualidade e dê as boas-vindas a conteúdo bem planeado, relevante e consistente!

 

 

Calendário para as redes sociais – em que consiste?

 

Um calendário para as redes sociais consiste numa visão geral das suas próximas publicações. Normalmente, este calendário é criado numa folha Excel ou no Google Calendar, e permite-lhe organizar as suas publicações de forma semanal ou mensal, por exemplo.

 

Normalmente, um calendário para as redes sociais inclui a data e hora exata na qual a publicação será realizada, a rede social e a conta em questão, a descrição da publicação, as fotos ou vídeos a postar, links ou tags relacionados e qualquer outra informação relevante. Pode organizar o seu conteúdo para várias contas que possua, e para diferentes plataformas.

 

 

Porque deve utilizar um calendário para as redes sociais?

 

Para qualquer marca, uma presença ativa e consistente nas redes sociais é algo absolutamente crucial. É necessário publicar conteúdo relevante de forma frequente, de modo a manter o seu público interessado e atualizado. No entanto, se tiver contas diferentes em plataformas distintas, o planeamento das publicações a realizar pode tornar-se exaustivo. Várias marcas acabam por perder o ritmo e a presença online das mesmas enfraquece (é por isso que os gestores de redes sociais são cada vez mais procurados!).

 

De seguida, apresentamos-lhe as principais vantagens de utilizar um calendário para as redes sociais:

 

  1. Poupa tempo

Normalmente, este tipo de calendários é criado no final de um mês, de modo a ser usado logo no início do próximo. Ao planear todas as publicações mensais a realizar, acaba por poupar muito tempo ao longo do mês, já que não precisa de fazer “brainstorm” sobre qual o conteúdo que deve publicar.

 

  1. Ajuda-o a publicar consistentemente

Como já mencionado, todas as marcas devem procurar manter uma presença online ativa. Ao publicar regularmente, tanto no seu feed como nos stories, está a relembrar o seu público quanto à sua existência e a aumentar as chances de ver o seu “engagement” escalar de forma significativa. Consequentemente, o seu tráfego orgânico acaba também por aumentar e novas pessoas descobrem a sua página mais facilmente.

 

  1. Ajuda-o a criar conteúdo com mais qualidade

Se planear o seu conteúdo atempadamente, terá mais tempo para refletir sobre o tipo de publicações que seriam mais apelativas e relevantes para o seu público. Por outro lado, se não tiver as suas ideias organizadas, acabará por pensar em conteúdo à última da hora, o que resultará em publicações apressadas e não tão relevantes ou até mesmo repetidas.

 

  1. Comete menos erros

Ao planear o seu conteúdo antecipadamente, conseguirá ter mais tempo para verificar erros ortográficos, a informação partilhada e outros fatores que, quando não conferidos, podem passar despercebidos… o que não é nada bom se quiser manter uma imagem profissional!

 

 

Como criar um calendário de conteúdo para as redes sociais?

 

De modo a criar um eficaz calendário de conteúdo para as redes sociais, recomendamos seguir os próximos passos:

 

  1. Defina o tipo de calendário que deseja criar

Antes de mais, é essencial pensar sobre o tipo de calendário de conteúdo para redes sociais que deseja, ou seja, prefere criar um calendário semanal ou mensal? Há quem planeie conteúdo novo todas as semanas ou todos os meses. Portanto, pense no método mais conveniente para si. Recomendamos apostar num calendário mensal e ter assim as publicações preparadas para os próximos 30 dias… assim evita preocupar-se com o tipo de conteúdo a publicar todas as semanas!

 

  1. Escolha as plataformas

É importante pensar nas plataformas onde pretende realizar as publicações. A sua marca está presente no Twitter? No Instagram? No TikTok? Saiba onde o seu público-alvo se encontra mais ativo e defina as redes sociais mais importantes para a sua marca.

 

  1. Defina o ritmo das suas publicações

Quantas vezes por semana deseja publicar no seu feed ou nos seus stories? Dessas publicações, quantas delas são fotografias e quantas são vídeos? Lembre-se que falta de conteúdo pode ser tão prejudicial como excesso de conteúdo. Normalmente, diríamos que três publicações semanais é mais do que suficiente para manter uma presença online consistente. Já nos stories, tente publicar diariamente!

 

  1. Pense sobre os dados que precisa de incluir no seu calendário

Agora que já escolheu as plataformas em que se deve focar, chegou o momento de pensar sobre os detalhes das suas publicações. No seu calendário de conteúdo para redes sociais, deverá incluir:

  • Data e hora para realizar as publicações
  • Descrição
  • Elementos multimédia
  • Links
  • Informações extra e relevantes

 

Todos estes dados deverão ser devidamente organizados no seu calendário através da criação de categorias e subcategorias.

  1. Utilize diferentes cores para diferentes ações

 

A visão geral de um calendário deste tipo pode criar alguma confusão. O excesso de informação pode levar a enganos quando esta não se encontra devidamente organizada e facilmente reconhecível. Como tal, recomendamos utilizar cores diferentes para cada rede social, e para as diferentes categorias dentro da mesma (mais à frente poderá ver um exemplo!). Assim, os enganos serão prevenidos e será mais fácil encontrar a informação que procura!

 

 

Exemplo de um calendário de conteúdo para redes sociais

 

De seguida, poderá ver um calendário para as redes sociais devidamente organizado: com categorias, subcategorias e cores distintas, para facilitar a leitura da informação.

Um calendário de conteúdo para as redes sociais é, sem dúvida, um ótimo aliado para qualquer marca que deseja manter uma presença online consistente. Esqueça as publicações de última hora e aposte num calendário mensal organizado de modo a poupar tempo, aumentar o “engagement” da sua marca, e assegurar que o seu público não se esquece de si!

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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