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Qual a importância de criar um planeamento para as redes sociais?

Gerir as redes sociais de uma empresa, ao contrário do que muitos pensam, não é tarefa fácil. Não basta publicar uma vez por semana e responder a comentários dias mais tarde.  Se quiser manter o seu público interessado e envolvido, precisa de encontrar uma estratégia de planeamento eficaz para as suas redes sociais.

 

Mas o que significa isto? É necessário planear conteúdo a nível semanal ou mensal? Qual a importância de criar uma estratégia de planeamento para as redes sociais? Neste artigo, respondemos a estas questões e explicamos-lhe o que precisa de saber para manter o seu público atento.

 

 

Quais as vantagens de planear as redes sociais?

 

Antes de mais, iremos abordar as vantagens associadas a planear as redes sociais da sua empresa. É preciso compreender que quando falamos em “planeamento”, não nos referimos apenas àquele associado às publicações propriamente ditas.

 

É importante planear também o tempo que gastará a interagir com seguidores ou a criar conteúdo para os stories.  Portanto, um planeamento eficaz é aquele que tem em conta vários aspetos da gestão de redes sociais, e não apenas as publicações de imagens em dado perfil.

 

Afinal, quais as vantagens do planeamento das redes sociais?

 

  1. Cria consistência e retenção de clientes

No que toca a uma boa gestão de redes sociais, a consistência é o seu melhor amigo. Ser consistente significa publicar conteúdo e interagir com o seu público regularmente. Aliás, na maioria das páginas dedicadas a negócios, é comum vermos uma presença diária nas plataformas digitais. Esta frequência é necessária para que os seus seguidores não percam interesse e antecipem a sua presença no digital.

 

Digamos que tem um restaurante e que às quartas-feiras decide realizar descontos em determinados pratos. É precisamente nas redes sociais do estabelecimento que deve comunicar, às quartas-feiras, quais os descontos e em que pratos se aplicam. Assim, os seus seguidores aguardam esse dia da semana para descobrirem a novidade. Além de ganhar o interesse constante dos seguidores, faz com que estes se tornem leais ao seu perfil.

 

  1. Mais clareza

Ao possuir um planeamento claro das suas redes sociais, consegue mais facilmente detetar quais os conteúdos mais e menos explorados. Desta forma, poderá mais facilmente combater lacunas e investir na criação de certo conteúdo para criar um equilíbrio na variedade oferecida.

 

Por exemplo, digamos que publica o mesmo tipo de imagens duas vezes por semana e um vídeo de duas em duas semanas. Assim, percebe facilmente que existe aqui um desequilíbrio a nível de conteúdo e pode rapidamente resolver o problema.

 

  1. Permite poupar tempo

Se não tiver um planeamento de redes sociais pronto a ser usado, o mais provável é ter de pensar todos os dias no que precisa de publicar. Pensar e criar conteúdo diariamente pode ser uma tarefa exaustiva e demorada. Para uma melhor gestão do seu tempo, faz sentido reservar um dia da semana ou do mês para planear toda a sua gestão futura de redes sociais. Assim, basta seguir o plano, não precisando de se preocupar com novas ideias todos os dias.

 

  1. Ajuda a alcançar o público nos momentos certos

Sabia que no Instagram é possível verificar quais os dias da semana e horas em que os seus seguidores estão mais ativos? Tendo isto em conta, deve tentar estar online e publicar conteúdo precisamente nessas alturas para aumentar o alcance ao seu público.

 

No entanto, se não conseguir publicar em tais momentos, pode sempre recorrer a ferramentas próprias de agendamento de publicações.  A partir destas, planeia o seu conteúdo para os dias e horas que deseja vê-lo publicado. Assim, não precisa de se preocupar, pois tudo será partilhado com os seus seguidores nas alturas corretas.

 

  1. Incentiva à diversidade de conteúdo

Quando estiver a planear conteúdo para as suas redes sociais, consegue facilmente verificar os dias em que irá partilhar certos tipos de publicações. Desta forma, conseguirá “fugir” da repetição, criando publicações originais e diversificadas.

 

Por exemplo, se às segundas-feiras publicar alguma dica, sabe que durante essa semana talvez seja melhor partilhar outro tipo de informação. Assim, consegue escapar à repetição, fornece diversidade ao seu público e certifica-se de que não se esquece de nenhum conteúdo importante.

 

 

Como planear conteúdo para as redes sociais?

 

Antes de mais, deve pensar nas seguintes questões:

 

  • Qual o tipo de conteúdo que pretende criar

Se tiver um salão de beleza e quiser publicitar os seus serviços, deve pensar em criar um tipo de conteúdo que interesse aos seus potenciais clientes. Por exemplo, deve publicar ofertas, descontos e vantagens do que oferece.

 

  • Analise a concorrência

É sempre sábio verificar as páginas da concorrência e ver o que estas oferecem. Assim, poderá aprender com os pontos fracos e fortes destas páginas e verificar o que resulta ou não.

 

  • Defina uma ação para cada dia da semana

De modo a assegurar que possui conteúdo diversificado e relevante, pode começar por escolher uma ação a desempenhar por cada dia. Por exemplo, digamos que é um instrutor de fitness e que deseja publicitar os seus serviços. Neste caso, pode criar o seguinte planeamento:

 

  1. Segunda-feira: publicar uma imagem de progressos dos seus alunos (do tipo antes e depois);
  2. Terça-feira: Interagir com o público realizando questionários nos stories;
  3. Quarta-feira: publicar uma imagem com uma frase motivacional para inspirar os seus seguidores;
  4. Quinta-feira: publicar vídeos nos stories, ensinando certos exercícios;
  5. Sexta-feira: publicar uma imagem, onde oferece os seus pacotes com descontos;
  6. Sábado e domingo: interagir com o público via stories e comentários;

 

 

Um bom planeamento de conteúdo deve incluir publicações diversificadas, que sejam informativas, interessantes e motivacionais. Assim, é mais fácil estabelecer uma conexão entre o público e a pessoa/empresa por trás do perfil. Após ler todas as vantagens, esperamos que consiga agora criar o seu próprio planeamento de redes sociais e aproveitar os benefícios!

 

 

 

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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