Gerir as redes sociais de uma empresa, ao contrário do que muitos pensam, não é tarefa fácil. Não basta publicar uma vez por semana e responder a comentários dias mais tarde. Se quiser manter o seu público interessado e envolvido, precisa de encontrar uma estratégia de planeamento eficaz para as suas redes sociais.
Mas o que significa isto? É necessário planear conteúdo a nível semanal ou mensal? Qual a importância de criar uma estratégia de planeamento para as redes sociais? Neste artigo, respondemos a estas questões e explicamos-lhe o que precisa de saber para manter o seu público atento.
Quais as vantagens de planear as redes sociais?
Antes de mais, iremos abordar as vantagens associadas a planear as redes sociais da sua empresa. É preciso compreender que quando falamos em “planeamento”, não nos referimos apenas àquele associado às publicações propriamente ditas.
É importante planear também o tempo que gastará a interagir com seguidores ou a criar conteúdo para os stories. Portanto, um planeamento eficaz é aquele que tem em conta vários aspetos da gestão de redes sociais, e não apenas as publicações de imagens em dado perfil.
Afinal, quais as vantagens do planeamento das redes sociais?
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Cria consistência e retenção de clientes
No que toca a uma boa gestão de redes sociais, a consistência é o seu melhor amigo. Ser consistente significa publicar conteúdo e interagir com o seu público regularmente. Aliás, na maioria das páginas dedicadas a negócios, é comum vermos uma presença diária nas plataformas digitais. Esta frequência é necessária para que os seus seguidores não percam interesse e antecipem a sua presença no digital.
Digamos que tem um restaurante e que às quartas-feiras decide realizar descontos em determinados pratos. É precisamente nas redes sociais do estabelecimento que deve comunicar, às quartas-feiras, quais os descontos e em que pratos se aplicam. Assim, os seus seguidores aguardam esse dia da semana para descobrirem a novidade. Além de ganhar o interesse constante dos seguidores, faz com que estes se tornem leais ao seu perfil.
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Mais clareza
Ao possuir um planeamento claro das suas redes sociais, consegue mais facilmente detetar quais os conteúdos mais e menos explorados. Desta forma, poderá mais facilmente combater lacunas e investir na criação de certo conteúdo para criar um equilíbrio na variedade oferecida.
Por exemplo, digamos que publica o mesmo tipo de imagens duas vezes por semana e um vídeo de duas em duas semanas. Assim, percebe facilmente que existe aqui um desequilíbrio a nível de conteúdo e pode rapidamente resolver o problema.
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Permite poupar tempo
Se não tiver um planeamento de redes sociais pronto a ser usado, o mais provável é ter de pensar todos os dias no que precisa de publicar. Pensar e criar conteúdo diariamente pode ser uma tarefa exaustiva e demorada. Para uma melhor gestão do seu tempo, faz sentido reservar um dia da semana ou do mês para planear toda a sua gestão futura de redes sociais. Assim, basta seguir o plano, não precisando de se preocupar com novas ideias todos os dias.
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Ajuda a alcançar o público nos momentos certos
Sabia que no Instagram é possível verificar quais os dias da semana e horas em que os seus seguidores estão mais ativos? Tendo isto em conta, deve tentar estar online e publicar conteúdo precisamente nessas alturas para aumentar o alcance ao seu público.
No entanto, se não conseguir publicar em tais momentos, pode sempre recorrer a ferramentas próprias de agendamento de publicações. A partir destas, planeia o seu conteúdo para os dias e horas que deseja vê-lo publicado. Assim, não precisa de se preocupar, pois tudo será partilhado com os seus seguidores nas alturas corretas.
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Incentiva à diversidade de conteúdo
Quando estiver a planear conteúdo para as suas redes sociais, consegue facilmente verificar os dias em que irá partilhar certos tipos de publicações. Desta forma, conseguirá “fugir” da repetição, criando publicações originais e diversificadas.
Por exemplo, se às segundas-feiras publicar alguma dica, sabe que durante essa semana talvez seja melhor partilhar outro tipo de informação. Assim, consegue escapar à repetição, fornece diversidade ao seu público e certifica-se de que não se esquece de nenhum conteúdo importante.
Como planear conteúdo para as redes sociais?
Antes de mais, deve pensar nas seguintes questões:
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Qual o tipo de conteúdo que pretende criar
Se tiver um salão de beleza e quiser publicitar os seus serviços, deve pensar em criar um tipo de conteúdo que interesse aos seus potenciais clientes. Por exemplo, deve publicar ofertas, descontos e vantagens do que oferece.
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Analise a concorrência
É sempre sábio verificar as páginas da concorrência e ver o que estas oferecem. Assim, poderá aprender com os pontos fracos e fortes destas páginas e verificar o que resulta ou não.
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Defina uma ação para cada dia da semana
De modo a assegurar que possui conteúdo diversificado e relevante, pode começar por escolher uma ação a desempenhar por cada dia. Por exemplo, digamos que é um instrutor de fitness e que deseja publicitar os seus serviços. Neste caso, pode criar o seguinte planeamento:
- Segunda-feira: publicar uma imagem de progressos dos seus alunos (do tipo antes e depois);
- Terça-feira: Interagir com o público realizando questionários nos stories;
- Quarta-feira: publicar uma imagem com uma frase motivacional para inspirar os seus seguidores;
- Quinta-feira: publicar vídeos nos stories, ensinando certos exercícios;
- Sexta-feira: publicar uma imagem, onde oferece os seus pacotes com descontos;
- Sábado e domingo: interagir com o público via stories e comentários;
Um bom planeamento de conteúdo deve incluir publicações diversificadas, que sejam informativas, interessantes e motivacionais. Assim, é mais fácil estabelecer uma conexão entre o público e a pessoa/empresa por trás do perfil. Após ler todas as vantagens, esperamos que consiga agora criar o seu próprio planeamento de redes sociais e aproveitar os benefícios!
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