Certamente já ouviu falar dos 4 Ps do Marketing ou do Marketing Mix. Estes conceitos estão intimamente relacionados, pois permitem compor a base fundamental de qualquer estratégia de marketing. Neste artigo, iremos explicar-lhe no que consistem estes quatro pilares tão importantes e como pode usá-los para beneficiar a sua marca.
O que é o Marketing Mix?
Antes de mais, é importante abordar a definição de Marketing Mix. Este conceito consiste num conjunto de ações ou táticas que uma empresa utiliza para promover a sua marca ou produto/serviço no mercado. Os 4Ps do Marketing constituem o típico marketing mix – Price (Preço), Product (Produto), Promotion (Promoção) e Placement (Posicionamento).
Mais recentemente, novos Ps têm marcado presença no marketing mix de muitas empresas, entre os quais Packaging (Embalagem), People (Pessoas) e até mesmo Politics (Política). No entanto, os 4Ps originais são os que devem permanecer constantemente em qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.
Os 4Ps do Marketing: em que consistem?
Como já mencionado, os 4Ps do Marketing são os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Preço, Produto, Promoção e Posicionamento. De seguida, apresentamos mais detalhadamente cada um:
- Price (Preço)
Refere-se a quanto irá cobrar pelo seu produto e como este valor influencia a forma como o público olha para a sua marca. Portanto, trata-se do valor que é atribuído a um determinado produto. Este número pode variar consoante um conjunto de fatores, como os custos de produção, a procura e oferta disponível, o tipo de mercado em causa, modas e tendências, entre outros. O preço pode ser ainda utilizado para diferenciar e melhorar a imagem de um produto.
- Product (Produto)
Trata-se do produto que está a ser vendido. Neste caso, por produto entendem-se produtos físicos, como também serviços. É importante compreender o tipo de produto ou serviço que queremos vender e perceber se, realmente, este será do interesse do público. Além disso, é ainda crucial assegurar um nível mínimo de performance e verificar quais as características que seriam mais apelativas para destacar.
- Promotion (Promoção)
A promoção refere-se a todas as ações levadas a cabo para levar o produto ou serviço até ao público. Tal pode incluir ações de publicidade em meios de comunicação como rádio, televisão ou redes sociais, por exemplo. É importante escolher os meios de publicidade tendo em conta o nosso público-alvo e a mensagem que queremos passar.
- Placement (Posicionamento)
O posicionamento, ou distribuição, é nada mais nada menos que o ponto de venda. Neste passo, é importante refletir sobre as seguintes perguntas:
- Onde está o nosso cliente alvo?
- Quais os meios que podem vender o meu produto ou serviço (online e offline)?
- Quais os canais de distribuição que funcionam melhor?
- Quer vender diretamente ao consumidor ou passar primeiro por um intermediário?
- Onde estão os seus concorrentes?
Qual a importância dos 4Ps do Marketing?
Afinal, porque é que será que tantas marcas apostam nos 4Ps do Marketing para criarem as suas campanhas e estratégias? De seguida, apresentamos-lhe algumas vantagens com as quais poderá contar ao investir nos 4Ps:
- Facilita a compreensão quanto ao que um produto ou serviço tem a oferecer aos clientes;
- Ajuda a planear, desenvolver e executar estratégias de marketing eficazes.
- Permite que as empresas recorram às suas forças e evitem custos desnecessários.
- Ajuda a determinar se um produto ou serviço é apropriado para determinado público.
- Ajuda a identificar e compreender as exigências dos clientes.
- Permite que uma empresa se torne mais competitiva e adaptável no seu mercado.
Como desenvolver um marketing mix?
De modo a desenvolver um marketing mix de sucesso, é importante focar-se em certos passos:
- Definir um objetivo
- Definir um orçamento
- Estudar o público-alvo
- Identificar qual o recurso/característica do seu produto/serviço que deve realçar
- Conhecer e compreender a concorrência
- Criar uma estratégia de preço
- Escolher os canais de distribuição e os métodos de pagamento
Assim que identificar o seu público-alvo e concorrência, chegou a hora de desenvolver o seu marketing mix. Os 4Ps do Marketing são assim quatro pilares fundamentais que devem marcar presença em qualquer estratégia de marketing que se preze. Através dos mesmos conseguirá dirigir-se ao seu público-alvo muito mais facilmente, ganhar relevância e notoriedade no seu mercado e usufruirá ainda de outras vantagens.