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O que são os 4 Ps do Marketing?

Certamente já ouviu falar dos 4 Ps do Marketing ou do Marketing Mix. Estes conceitos estão intimamente relacionados, pois permitem compor a base fundamental de qualquer estratégia de marketing. Neste artigo, iremos explicar-lhe no que consistem estes quatro pilares tão importantes e como pode usá-los para beneficiar a sua marca.

 

O que é o Marketing Mix?

 

Antes de mais, é importante abordar a definição de Marketing Mix. Este conceito consiste num conjunto de ações ou táticas que uma empresa utiliza para promover a sua marca ou produto/serviço no mercado. Os 4Ps do Marketing constituem o típico marketing mix – Price (Preço), Product (Produto), Promotion (Promoção) e Placement (Posicionamento).

 

Mais recentemente, novos Ps têm marcado presença no marketing mix de muitas empresas, entre os quais Packaging (Embalagem), People (Pessoas) e até mesmo Politics (Política). No entanto, os 4Ps originais são os que devem permanecer constantemente em qualquer estratégia de marketing bem-sucedida.

 

Os 4Ps do Marketing: em que consistem?

 

Como já mencionado, os 4Ps do Marketing são os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: Preço, Produto, Promoção e Posicionamento. De seguida, apresentamos mais detalhadamente cada um:

 

  1. Price (Preço)

 

Refere-se a quanto irá cobrar pelo seu produto e como este valor influencia a forma como o público olha para a sua marca. Portanto, trata-se do valor que é atribuído a um determinado produto. Este número pode variar consoante um conjunto de fatores, como os custos de produção, a procura e oferta disponível, o tipo de mercado em causa, modas e tendências, entre outros. O preço pode ser ainda utilizado para diferenciar e melhorar a imagem de um produto.

 

  1. Product (Produto)

 

Trata-se do produto que está a ser vendido. Neste caso, por produto entendem-se produtos físicos, como também serviços. É importante compreender o tipo de produto ou serviço que queremos vender e perceber se, realmente, este será do interesse do público. Além disso, é ainda crucial assegurar um nível mínimo de performance e verificar quais as características que seriam mais apelativas para destacar.

 

  1. Promotion (Promoção)

 

A promoção refere-se a todas as ações levadas a cabo para levar o produto ou serviço até ao público. Tal pode incluir ações de publicidade em meios de comunicação como rádio, televisão ou redes sociais, por exemplo. É importante escolher os meios de publicidade tendo em conta o nosso público-alvo e a mensagem que queremos passar.

 

  1. Placement (Posicionamento)

 

O posicionamento, ou distribuição, é nada mais nada menos que o ponto de venda. Neste passo, é importante refletir sobre as seguintes perguntas:

 

  • Onde está o nosso cliente alvo?
  • Quais os meios que podem vender o meu produto ou serviço (online e offline)?
  • Quais os canais de distribuição que funcionam melhor?
  • Quer vender diretamente ao consumidor ou passar primeiro por um intermediário?
  • Onde estão os seus concorrentes?

 

 

Qual a importância dos 4Ps do Marketing?

 

Afinal, porque é que será que tantas marcas apostam nos 4Ps do Marketing para criarem as suas campanhas e estratégias? De seguida, apresentamos-lhe algumas vantagens com as quais poderá contar ao investir nos 4Ps:

 

  1. Facilita a compreensão quanto ao que um produto ou serviço tem a oferecer aos clientes;
  2. Ajuda a planear, desenvolver e executar estratégias de marketing eficazes.
  3. Permite que as empresas recorram às suas forças e evitem custos desnecessários.
  4. Ajuda a determinar se um produto ou serviço é apropriado para determinado público.
  5. Ajuda a identificar e compreender as exigências dos clientes.
  6. Permite que uma empresa se torne mais competitiva e adaptável no seu mercado.

 

Como desenvolver um marketing mix?

 

De modo a desenvolver um marketing mix de sucesso, é importante focar-se em certos passos:

 

  • Definir um objetivo
  • Definir um orçamento
  • Estudar o público-alvo
  • Identificar qual o recurso/característica do seu produto/serviço que deve realçar
  • Conhecer e compreender a concorrência
  • Criar uma estratégia de preço
  • Escolher os canais de distribuição e os métodos de pagamento

 

Assim que identificar o seu público-alvo e concorrência, chegou a hora de desenvolver o seu marketing mix. Os 4Ps do Marketing são assim quatro pilares fundamentais que devem marcar presença em qualquer estratégia de marketing que se preze. Através dos mesmos conseguirá dirigir-se ao seu público-alvo muito mais facilmente, ganhar relevância e notoriedade no seu mercado e usufruirá ainda de outras vantagens.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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