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É importante colocar-se na perspetiva do cliente de vez em quando e tentar compreender se a sua loja-online oferece tudo o que estes procuram.

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Negócios

O que é que os clientes esperam de uma loja-online?

Gerir uma website de e-commerce pode ser bastante desafiante, até porque há muitos fatores que influenciam o sucesso do mesmo. É preciso preocupar-se com vendas, fornecedores, encomendas por enviar e com a satisfação dos clientes, entre muitas outras coisas. No entanto, é importante colocar-se na perspetiva do cliente de vez em quando e tentar compreender se a sua loja-online oferece tudo o que estes procuram. Neste artigo, iremos abordar o que os clientes esperam de uma loja de e-commerce e o que deve fazer para melhorar a experiência dos mesmos no seu site.

 

  1. Design profissional e apelativo de uma loja-online

 

Certamente já entrou em alguma loja-online e saiu segundos depois apenas porque o design lhe pareceu duvidoso. Um site de e-commerce, independentemente dos produtos que venda, precisa de transparecer segurança e confiança. Um design profissionalmente concebido deve, através das cores, tipos de letra e formas, fazer com que o cliente tenha vontade de navegar pelas diferentes páginas. Cativar o interesse do público é o primeiro passo para conseguir vendas.

 

  1. Velocidade rápida

 

Não importa o quão competitivos são os seus preços nem a elevada qualidade dos seus produtos – se o seu site for demasiado lento, os clientes não terão paciência para esperar e vão fazer compras noutro local. É importante que as páginas sejam carregadas em apenas alguns segundos. Caso contrário, não faltarão outras lojas-online às quais os clientes poderão recorrer. Num universo online cada vez mais competitivo, é importante não falhar nestes pequenos detalhes.

 

  1. Imagens do Produto de Qualidade

 

Antes de realizarem uma compra, os clientes gostam de ver o produto, de preferência, a partir do maior número possível de ângulos. As imagens são assim uma ótima forma de dar a conhecer o seu produto e de evitar desilusões no momento da entrega de encomendas. Idealmente, a partir das fotos, os clientes já sabem com o que podem contar, portanto é necessário captar imagens fiéis à realidade. Procure tirar fotos de elevada qualidade que permitam visualizar o produto tal como ele é.

 

Para tal, siga as seguintes dicas:

 

  • O fundo da sua foto deve ser branco;
  • O produto deve estar em destaque na foto;
  • Tire fotos de todos os ângulos;
  • Tire fotos em que os pequenos detalhes, como tecido e letras, sejam realçados;
  • Se se tratar de uma peça de roupa – tire fotos vestindo as peças.

 

loja-online Little Drops of Water
loja-online Little Drops of Water

 

  1. Descrições curtas e claras

 

As descrições de produto devem ser curtas, mas muito informativas. Atualmente, o tempo de atenção do cliente é cada vez mais reduzido, portanto evite colocar textos longos e monótonos na sua descrição. Antes de mais, selecione qual os dados mais importantes que precisa de partilhar. Depois, estruture a informação de forma apelativa para uma leitura mais rápida e simplificada. Pode usar, por exemplo, pequenos pontos ou números para organizar os dados importantes. Não se esqueça ainda de certificar-se de que o seu texto está claro e percetível para todos.

 

  1. Avaliações de clientes anteriores

 

As provas sociais são de extrema importância para converter um cliente. Queremos comprar produtos de qualidade e vendidos por entidades confiáveis, e não há melhor forma de confirmar que é isso mesmo que acontece se não através de avaliações de pessoas que já passaram por esse processo. Assim, é importante incluir uma secção na sua loja-online, na qual clientes anteriores partilham as suas experiências.

 

  1. Garantia de segurança

 

Todos queremos realizar compras online em segurança e evitar roubos e outros inconvenientes. Qualquer site de e-commerce que se preze precisa de garantir métodos de pagamento seguros para proteger os seus clientes. Mais importante ainda, o público precisa de se sentir seguro. Para tal, é necessário incluir certificados de SSL e bons protocolos de segurança, que aumentam a confiança dos utilizadores do website. Assim que os clientes virem o símbolo representativo de um SSL, a sua confiança aumenta e as compras acabam por ser realizadas.

 

  1. Preços transparentes

 

Não há nada que irrite mais um cliente do que custos acrescidos inesperados quando chega o momento do pagamento. Seja transparente e indique o preço total de dado produto assim que o cliente clicar sobre o mesmo. Se o IVA não estiver incluído nesse preço, mencione-o junto do valor do produto. Nunca informe o cliente sobre um preço acrescido apenas no último passo do processo de compra. Se o fizer, o mais provável é que o cliente fique descontente e acabe por não comprar nada. Além disso, se aplicável, certifique-se de que o preço de envio é também mencionado logo de início.

 

 

  1. Fácil navegação

 

A navegação na sua loja-online deve ser simples e intuitiva. Não complique o processo de compra com passos desnecessários. Não coloque demasiada informação que possa acabar por confundir o público. Crie páginas relevantes e de fácil acessibilidade para qualquer pessoa. Se o cliente não compreender a estrutura do seu site ou se não conseguir recolher a informação que pretende dentro de poucos segundos, pode dizer adeus a outra venda!

CHITAS WEBSOLUTIONS

O sucesso de um negócio de e-commerce depende muito do seu website, mais concretamente, da forma como a informação é apresentada. O tipo de conteúdo é igualmente importante, portanto não o descarte. Ao aplicar as dicas mencionadas, irá certamente maximizar a experiência e satisfação do seu público.

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