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A importância de manter a identidade de marca nas redes sociais

Provavelmente, já deve conhecer o conceito de identidade de marca. Resumidamente, trata-se da forma como uma marca se apresenta em todos os diferentes canais, desde redes sociais ao seu website. De modo a passar a mensagem certa quanto aos seus valores, objetivos e visual, é importante apostar na coerência. Por outras palavras, é essencial construir uma identidade de marca que seja representada da mesma forma em todos os canais. Neste artigo, explicamos-lhe tudo isto melhor. Boa leitura!

 

Identidade de marca: qual a sua importância?

 

A identidade de marca é a representação visual dos valores e “personalidade” da sua marca. Alguns elementos de identidade de marca são o logotipo da sua empresa, o tipo de linguagem utilizada, as cores, os designs ou slogans, por exemplo. Tudo isto, em conjunto, define uma marca e permite ao público facilmente identificá-la. Quanto melhor um cliente compreender a identidade de uma marca, mais rapidamente este poderá conectar-se, ou não, com a mesma.

 

Exemplo:

 

Digamos que encontra o site de uma empresa que vende roupa desportiva. Além de reparar na qualidade aparente dos produtos, acaba também por verificar que o site possui um design moderno e cores vivas. Além disso, a partir da linguagem utilizada, nota que esta empresa pretende dirigir-se a um público mais jovem. No entanto, quando visita as redes sociais, encontra um desalinhamento total quanto ao que verificou no site. As cores utilizadas são diferentes e a linguagem é agora mais formal e séria.

 

Naturalmente, esta incoerência de identidade pode criar alguma confusão no público, que passa a achar que, afinal, não conhece a sua marca. Como resultado, arrisca-se a perder potenciais clientes. Daí a importância de possuir uma identidade de marca uniforme em todos os canais.

 

 

Como manter a identidade de marca nas redes sociais?

 

Agora que já sabe em que consiste a identidade de marca, iremos explicar-lhe como manter uma em todas as plataformas digitais. Lembre-se que o segredo passa pela coerência entre diversos elementos.

 

  1. Manter o tipo de linguagem

Imaginemos que, no website da sua marca, opta por uma linguagem mais formal e dirigida a um público adulto e inserido num determinado setor da sociedade. De modo a manter a sua identidade de marca, deve passar essa mesma linguagem para todas as redes sociais.

 

Não mude o seu discurso nem o alvo do mesmo. Caso contrário, irá confundir o seu público. Afinal, a sua marca apresenta-se como séria e formal ou descontraída? Este é um mero exemplo das várias dúvidas que poderão surgir na mente do público.

 

  1. Investir no mesmo design

Digamos que vende produtos de beleza e que o design do seu website é muito simples e minimalista. Neste caso, não faria sentido apostar em gráficos elaboradíssimos ou numa variedade de efeitos para as redes sociais. Pelo contrário, deve optar pela simplicidade no que toca aos designs que escolhe para publicar e partilhar.

 

  1. Não fugir muito ao conteúdo central

Antes de mais, é importante explicar que reconhecemos a importância de apostar na diversidade de conteúdo. Aliás, essa é uma das estratégias que permite mais eficazmente manter o público interessado e envolvido. No entanto, não aconselhamos fugir muito do seu conteúdo principal. Por outras palavras, se for uma marca maioritariamente conhecida pelo seu conteúdo informativo, deve continuar a apostar no mesmo.

 

Assim, se no seu website publicar vários artigos educacionais, o mais provável é que o público espere o mesmo tipo de conteúdo nas redes sociais. Portanto, seja no Instagram ou Facebook, deve focar-se em criar e partilhar o seu conteúdo principal.

 

  1. Manter a palete de cores

A psicologia das cores é algo estudado há já várias décadas. Sabemos que certas cores evocam diferentes emoções, e deve ter isso em mente quando escolher a palete de tons para a sua marca. Mais uma vez, é crucial estabelecer uma ligação entre o seu website e as redes sociais. Se a identidade da sua marca se debruçar sobre cores neutras, também estas deverão estar presentes nas redes sociais a partir das publicações.

 

Este é um ponto especialmente importante. Quantas vezes não nos lembramos do nome de uma marca, mas sim das suas cores? Ao alterar os tons que escolheu anteriormente, estará a confundir imensamente o seu público. Como resultado, este passará a não reconhecer a sua marca e, pior, a esquecer-se dela.

 

  1. Partilhar a mesma mensagem e valores

Alguns dos grandes elementos que permitem ao público se relacionar com as marcas são as mensagens e valores das mesmas. Normalmente, gostamos de comprar produtos ou serviços de empresas com as quais nos identificamos, quer por razões éticas ou de outro tipo. Assim, é crucial manter e partilhar o mesmo tipo de mensagens e valores nas redes sociais.

 

Digamos que possui uma empresa que produz roupa sustentável e que publicita esse facto no seu website. Nas redes sociais, o mesmo terá de acontecer. Seria muito desagradável descobrir que, afinal, a sua marca opta pelo fast fashion e não tem em conta todos os fatores éticos que mencionou noutras plataformas.

 

 

 

Assim, é extremamente importante criar uma ligação e coerência entre todas as plataformas da sua marca. Só assim é que o público poderá realmente conhecer e identificar os seus produtos, serviços, valores e identidade.

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