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Como construir o brand awareness da sua marca?

A criação de brand awareness é uma das ferramentas mais eficazes do marketing e oferece inúmeras vantagens às empresas. Neste artigo, apresentamos-lhe este conceito e a sua importância para que possa depois implementar esta estratégia de forma bem-sucedida.

 

 

O que é brand awareness? 

 

A brand awareness representa o quão familiarizado o seu público-alvo está com a sua marca e o quão facilmente a reconhece, seja a partir do seu logo, dos seus produtos ou serviços originais ou do seu branding completo, por exemplo.

 

A brand awareness pode ser vista como a primeira fase do funil de marketing. O público lembra-se da sua marca e, por isso, visita o seu website para ver os produtos e serviços disponíveis, bem como os preços correspondentes. A partir do momento em que tem os potenciais clientes no seu website, torna-se mais fácil convertê-los em vendas.

 

Para muitos, este pode parecer um conceito vago e uma métrica imprópria para definir o sucesso de uma marca e dos seus esforços. No entanto, a criação de brand awareness traz inúmeras vantagens, como poderá constatar mais à frente.

 

 

Qual é a importância de brand awareness?

 

A construção de brand awareness é importante pois, antes de mais, ajuda o público a compreender e lembrar-se da sua marca. Assim, sempre que o seu público-alvo estiver interessado em realizar uma compra, os seus produtos ou serviços rapidamente surgirão na mente do mesmo e as probabilidades de converter o visitante em cliente aumentam.

 

Além disso, a brand awareness permite a criação de uma relação de confiança entre a marca e os clientes. Assim que um cliente se relacionar com a sua marca, este irá mais facilmente realizar uma compra, o que pode acabar por estimular a confiança e lealdade do mesmo.

 

Outra vantagem do brand awareness é que permite criar valor de marca. Antes de mais, o valor de marca pode ser descrito como as experiências e perceções que os clientes têm sobre a sua marca. Por outras palavras, quanto mais positiva for a experiência e perceção dos clientes sobre a sua marca, maior é o valor da mesma. Mas o valor de marca só é criado através do brand awareness. Assim que um cliente conhecer uma marca, ele começa a reconhecê-la sem ajuda externa e a procurá-la para realizar as suas compras. Com o tempo, passa a preferir tal marca em detrimento de outras, estabelecendo assim uma relação de lealdade com a mesma e aumentando consequentemente o seu valor.

 

 

Como construir brand awareness?

 

Agora que já está familiarizado com o conceito e importância de brand awareness, está na hora de aprender a tirar proveito desta ideia e implementá-la no seu negócio. De seguida, apresentamos algumas dicas para construir brand awareness:

 

  1. Conte uma história

O storytelling é uma ferramenta de marketing bastante poderosa, pois permite ao público conhecer e relacionar-se com a história e valores de uma marca. A criação de uma narrativa permite humanizar a sua marca e atribuir-lhe um certo nível de profundidade. Assim que os clientes se identificam com aquilo em que acredita, estes são mais prováveis de realizar uma compra e de se tornarem leais aos produtos/serviços em questão.

 

Qual deverá ser o tema da sua narrativa? Tudo o que achar relevante e for verdade. Pode contar a história do fundador da marca e do seu percurso até chegar ao sucesso, pode partilhar histórias sobre como cada produto nasceu ou os valores que ditam a criação e a mensagem de cada produto ou serviço. Quanto mais detalhada e relevante para o público-alvo for a sua história, mais facilmente este se lembrará da sua marca.

 

  1. Aposte nas redes sociais

Uma grande parte de criar brand awareness consiste em alcançar o público que queremos, e apresentar-lhes a nossa marca. Na era em que vivemos, as redes sociais são a ferramenta óbvia para aplicar este objetivo à realidade. Crie uma estratégia de redes sociais eficaz, a partir da qual garante que publica consistentemente no seu feed e histórias. Apresente os seus produtos/serviços, a história da sua empresa, as caras por trás de toda a organização da mesma, etc. Partilhe com o público o máximo que puder e da forma que melhor transmita a personalidade da sua marca.

 

  1. Venda além dos seus produtos/serviços

Num mundo tão competitivo, no qual é cada vez mais difícil nos destacarmos da concorrência, é necessário apostar nos fatores que nos tornam únicos. Se quiser fazer com que a sua marca seja reconhecida pelo seu público-alvo de forma eficaz, deve apostar em vender não só os seus produtos/serviços, mas também uma personalidade.

 

Escolha os traços que permitem definir a sua marca. Para tal, tente humanizá-la: poderíamos dizer que a sua marca é jovem, criativa, sustentável e energética? Ou será a sua marca melhor caracterizada por adjetivos como elegante, adulta, sofisticada e séria? Decida a melhor forma de personalizar a sua marca e foque-se nessas características para vendê-la.

 

  1. Facilite as partilhas

De modo a construir brand awareness e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua marca, é extremamente importante criar conteúdo partilhável, como blog posts, posts nas redes sociais, vídeos, gráficos ou páginas de produto. O marketing “boca a boca” é a estratégia de marketing mais eficaz, pois permite estabelecer uma relação de confiança e familiaridade entre os clientes. Afinal, somos mais facilmente inclinados a comprar um produto quando vemos um amigo ou familiar a recomendá-lo. Portanto, torne o seu conteúdo partilhável para aumentar o alcance da sua marca.

 

 

A construção de brand awareness é, sem dúvida, uma ótima estratégia para maximizar o alcance da sua marca, estimular uma relação de lealdade com os seus clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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