Entre em contacto
Rua da Pedra Alta 102,
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Suporte
[email protected]
Tel: +351 91 606 4649 (Custo de uma chamada para a rede móvel)
Voltar

Como pode o comércio local aproveitar as potencialidades do meio digital para combater a pandemia?

Um novo confinamento está à porta, e com ele um mar de receios, dúvidas e inquietações chega para se instalar, uma vez mais, nas vidas dos portugueses. Este cenário piora para aqueles que dependem de ruas movimentadas para tentarem, aos poucos, retomar a normalidade. Quando tudo parecia estar a melhorar, a realidade atraiçoou-nos novamente e o comércio local levou mais uma vez por tabela. Estabelecimentos encerrados, empregados despedidos, contas por pagar e um ponto de interrogação gigante face ao futuro. É este o cenário encarado pela maioria das pequenas e médias empresas no país. Face a este presente cruel, ingrato e incerto, como pode o comércio local sobreviver com tão pouco apoio? Poderá o meio digital ajudar de alguma forma?

As potencialidades da Internet e das redes sociais já não são alvo de ceticismos na época em que vivemos. Contudo, muitos estabelecimentos ainda não aproveitam as vantagens oferecidas pelo meio digital para beneficiarem com os seus negócios. Alguns não acreditam na utilidade do mundo online, e outros não têm vontade de sair da zona de conforto. Assim, acabam por sofrer quando em circunstâncias como as atuais, já não podem depender única e exclusivamente do contacto direto com clientes. Será que conseguirão manter a porta encerrada durante tempo indeterminado, sem qualquer apoio ou forma secundária de gerar rendimento? A resposta para a maioria dos trabalhadores é não. Como tal, é necessário que estes se rendam, finalmente, ao enorme potencial que o meio digital tem para oferecer.

De que forma deve o meio digital ser aproveitado para beneficiar o comércio local?

  • Criação de redes sociais para o seu negócio

A criação de uma rede social é para o seu negócio um registo de identidade na internet. O Facebook e Instagram são as redes sociais mais utilizadas pela maioria das pessoas. No entanto, tendo em conta o seu público alvo, é possível optar por outras redes onde estes estejam também presentes. Certifique-se de que identifica adequadamente o seu negócio no perfil criado, e que explica exatamente que tipo de serviços/produtos oferece.

  • Manutenção das suas redes sociais

Mais importante que criar um perfil numa rede social, é atualizá-la recorrentemente para manter os seguidores a par das novidades. Certifique-se de que publica conteúdo frequentemente e que interage com os seus seguidores.

  • Adesão a plataformas de interesse para o seu negócio

No setor da restauração, é essencial possuir uma página própria em sites como TripAdvisor ou TheFork. A partir destes, potenciais clientes são introduzidos ao seu estabelecimento e produtos. Coloque imagens apelativas e partilhe os seus menus.

Apesar de óbvios para gerações mais jovens, estes passos podem realmente ajudar a revolucionar um negócio. O acesso direto aos clientes habituais passa a ser estendido imensamente para plataformas digitais com um alcance significativamente maior. Assim, com a criação e manutenção das redes sociais, o comércio local transcende as barreiras físicas e alcança mais clientes.

Nestas plataformas, é essencial mostrar um pouco da identidade de um negócio, bem como aquilo que este tem para oferecer. O meio digital permite assim que dado negócio perca a anonimidade num espaço tão importante como o online.

Quem fica encarregue por esta transformação do meio físico para o digital?

Muitos profissionais do comércio local não possuem os conhecimentos necessários para aproveitar os recursos digitais e usá-los em seu favor. Além disso, atualmente não parece sustentável contratar uma agência de marketing para se encarregar deste tipo de tarefas. Assim, quem poderá realizar esta mudança tão significativa?

Os profissionais que trabalham no comércio local certamente têm filhos, netos ou sobrinhos perfeitamente familiarizados com o mundo digital. É nas gerações mais jovens que a ajuda deve ser procurada. Esta é uma ótima forma de poupar dinheiro e de maximizar as chances de obter novos clientes e rendimento extra.

Para concluir, nenhum negócio deve ignorar as potencialidades do meio digital. Esta é uma ferramenta essencial para manter empregos e estimular o crescimento de estabelecimentos enferrujados desde o início da pandemia. Desculpas como a falta de recursos ou de conhecimento para realizar tal mudança já não são aceites. Afinal, existem várias formas de concretizar ideias, por muito complicadas que sejam as circunstâncias.

 

Precisa de ajuda com o seu negócio de comércio local? Entre em contacto.

Fotografia por: Inês Sousa e Pereira (@ines.coutorodrigues)

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

Deixe-nos um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *