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Analíticas: Qual a importância de analisar as redes sociais da sua empresa?

Não é fácil gerir as redes sociais da sua empresa. É preciso consistência, criatividade e trabalho árduo para conseguir alcançar a visibilidade e conversões que pretende. Contudo, existe um fator crucial para poder acompanhar, medir e avaliar o seu desempenho nas plataformas digitais. Neste artigo, iremos explicar-lhe a importância das analíticas para analisar as redes sociais da sua empresa e conseguir os resultados que deseja.

 

 

Como utilizar as analíticas das redes sociais para criar visibilidade e conversões?

 

As analíticas das redes sociais servem para recolher dados das suas plataformas digitais e blogs. O objetivo passa por analisar todos os dados relevantes, como a origem do tráfego ou o tipo de visitantes que recebe. A partir destas informações, será mais fácil compreender o que funciona, não funciona e o que precisa de ser melhorado.

 

A partir do momento em que sabe analisar devidamente as redes sociais da sua marca, poderá passar a conhecer melhor o seu público. Assim, será mais fácil criar estratégias e conteúdos que seja apelativo às pessoas interessadas nos seus perfis online.

 

 

Quais os fatores a analisar?

 

De modo a realizar uma análise apropriada das suas redes sociais e de todos os aspetos envolventes, é importante analisar uma variedade de fatores, entre os quais:

 

  1. As melhores alturas para publicar

Não deve publicar nas suas redes sociais a horas e dias aleatórios. De modo a aumentar a sua visibilidade e o envolvimento com os seus seguidores, deve publicar nos momentos em que estes estão mais ativos.

Plataformas como o Instagram e Facebook possuem secções de analíticas onde poderá ver especificamente as horas e dias da semana em que os seus seguidores estão mais ativos. Com base nas informações que encontrar, passe a publicar conteúdo nos momentos certos.

 

 

  1. O seu público-alvo

Mais uma vez, algumas plataformas digitais possuem secções de analíticas às quais pode aceder para obter dados importantes. Em particular, poderá ter acesso ao perfil das pessoas que mais visitam as suas contas e que mais interagem com os seus conteúdos. Dados como sexo, localização e idade são relevantes para entender o tipo de público que está interessado nos seus perfis.

 

Com base nas informações que obtiver, poderá concluir se está a receber a atenção das pessoas que pretende. Se sim, tal significa que está a seguir um bom caminho, ao criar conteúdo com o qual o seu público-alvo se identifica. Caso contrário, deverá repensar as suas estratégias para chegar às pessoas que pretende.

 

 

  1. As suas métricas

Através das analíticas, poderá obter uma análise aprofundada quanto ao desempenho das suas redes sociais. A partir de métricas relevantes, poderá tomar decisões eficazes para obter os resultados que pretende. Algumas métricas importantes a analisar são:

 

  • Impressões;
  • Comentários e gostos por publicação;
  • Partilhas por publicação;
  • Reações por publicação;
  • Cliques;

 

É importante acompanhar regularmente os números associados a estas métricas, de modo a compreender se se verificam crescimentos e melhorias.

 

  1. Tipo de conteúdo

A partir das analíticas, poderá perceber facilmente qual o tipo de conteúdo mais apelativo para o seu público. Por exemplo, no caso do Instagram, certas marcas preferem investir em reels, pois sabem que este é um tipo de conteúdo procurado pelos seus públicos. Poderá chegar a conclusões quanto às formas de conteúdo mais apelativas através das médicas mencionadas.

 

Por exemplo, se verificar que os vídeos que publica recebem mais reações (comentários, gostos, partilhas) do que as suas fotos, deverá apostar mais na primeira forma de conteúdo. Trata-se de conhecer o seu público e dar-lhe o que eles querem ver.

 

 

  1. Qual a rede social em que deve apostar mais

Existem inúmeras redes sociais nas quais pode apostar para apresentar a sua marca. Desde o Facebook, ao Instagram, TikTok, Youtube, ou Twitter… as opções são muitas! No entanto, existe sempre uma plataforma que resulta melhor do que outra para empresas específicas. Assim, é importante perceber qual a rede social na qual mais vale a pena investir.

 

Por exemplo, se verificar que recebe o maior número de interações e de potenciais clientes a partir do Instagram, foque o seu tempo nessa rede social. Isto não significa que deve ignorar plataformas como o Facebook ou Youtube. Contudo, sabemos que o tempo é um recurso limitado. Assim, deve investir os seus esforços nos locais onde sabe que terá mais sucesso.

 

 

  1. A sua concorrência

Tal como você, os seus concorrentes querem criar estratégias e conteúdos apelativos para o público-alvo. Tendo isto em conta, é importante analisar o que a concorrência está a fazer. Por exemplo, digamos que um dos seus concorrentes está a usar marketing de influenciadores e a ter muito sucesso.

 

Apesar de não ser garantido, é provável que esta estratégia funciona também para a sua marca. Não se trata de copiar ninguém, mas sim de estar atento quanto ao que resulta e não resulta.

 

 

Concluindo, uma análise regular e adequada das redes sociais da sua empresa é algo fundamental e que não deve ser ignorado. Aproveite os benefícios que pode obter ao verificar os aspetos mencionados.

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