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Adwords: qual a sua importância e porque deve usá-los

Existem inúmeras componentes que integram uma campanha online de marketing bem-sucedida. O SEO, marketing de redes sociais, marketing de conteúdo e os links patrocinados são exemplos de estratégias a implementar. No entanto, neste artigo iremo-nos focar num outro método eficaz para dirigir tráfego ao seu website: Adwords. Não sabe o que são Adwords nem como deve usá-los para benefício da sua marca? De seguida, explicamos-lhe tudo. Boa leitura!

 

O que são Adwords?

 

Os Google Adwords são uma plataforma simples e eficaz que lhe permite utilizar texto e imagens de forma criativa para alcançar um público específico. Quando uma pessoa procura por determinados termos online, através dos Adwords pode certificar-se de que os seus anúncios aparecem nos resultados da busca. Trata-se assim de uma outra estratégia para fazer com que a sua empresa ganhe visibilidade e, consequentemente, potenciais clientes.

 

 

Google Adwords: como criar o seu anúncio?

 

Antes de mais, deve visitar a página do Google Ads e criar uma conta. De seguida, apresentamos os passos que deve seguir para lançar o seu Google Adword:

 

  1. Segmentação

A quem se destina este anúncio? Qual o idioma que pretende usar? Qual a localização mais pertinente? É muito importante começar por segmentar os seus clientes, de modo a certificar-se de que o seu anúncio chega efetivamente a quem interessa.

 

  1. Escrever o anúncio

Neste passo, deve apresentar a sua empresa em apenas duas linhas. Não se esqueça de adicionar um título apelativo para os seus potenciais clientes e ainda um link para o site da sua empresa.

 

  1. Escolha das keywords

As keywords que escolher irão determinar o tráfego que vai receber no seu site. Por exemplo, se quiser publicitar os seus serviços de fotografia, poderá usar keywords como “fotógrafo local” ou “fotógrafos em (localização)”. Quanto mais específicas forem as keywords, melhor!

 

  1. Defina o seu orçamento

Quanto está disposto a pagar para publicitar o seu serviço/produto? Note que só precisa de pagar determinado valor quando alguém clica no seu anúncio.

 

Pode alterar os seus anúncios sempre que quiser e as suas campanhas podem também ser canceladas quando bem entender. Portanto, através dos Adwords, possui total liberdade para gerir as suas campanhas e os seus gastos.

 

 

Quais os benefícios dos Adwords?

Agora que já sabe o que são os Adwords e como pode criar um, é importante abordar os benefícios desta estratégia de marketing. Afinal, qual a importância dos Adwords? Quais são os seus benefícios?

 

  1. Trabalham mais rapidamente que o SEO

O SEO e os Google Adwords são estratégias de marketing focadas no motor de busca, que permitem gerar mais tráfego e leads. Mas sabia que uma campanha de Adwords bem otimizada consegue funcionar mais rapidamente que o SEO? Aqui ficam as razões:

 

  • Pode focar-se em múltiplas keywords ao mesmo tempo;
  • Pode ativar e desativar a campanha sempre que quiser;
  • Os anúncios que aparecem no topo da página ganham visibilidade imediata;
  • O SEO, apesar de muito benéfico, leva muito tempo até ser eficaz. São necessários muitos artigos bem escritos e paciência até começar a ver resultados.

 

 

  1. Aumenta a visibilidade da sua marca

Os Google Adwords permitem aumentar o tráfego, cliques e conversões no seu website, o que, consequentemente, estimula a visibilidade da sua marca. Além disso, pode alcançar tudo isto rapidamente. Mediante o valor que pagar e a relevância do seu anúncio, este pode aparecer no topo das buscas instantaneamente.

 

  1. Pode agendar os seus anúncios para as horas certas

Já todos sabemos que o sucesso da publicidade e do marketing se deve à capacidade de alcançar a pessoa certa, com a mensagem certa e no momento certo. Uma grande vantagem dos Adwords consiste em poder agendar os seus anúncios para a hora que quiser e para o público que quiser. Assim, pode aumentar a sua visibilidade e consequentes conversões.

 

  1. Pode medir consistentemente o desempenho dos seus anúncios

Sabia que os Adwords podem fornecer-lhe detalhes importantes que lhe permitem conhecer o desempenho dos seus anúncios? Em particular, poderá saber:

 

  • Quem clicou no seu anúncio;
  • Quantos leads foram gerados;
  • Quanto tráfego recebeu no seu website;
  • Qual a keyword que gerou mais tráfego e leads;

 

Com estes dados, poderá compreender o que funcionou e não funcionou na sua estratégia. Assim, poderá fazer melhorias para alcançar os seus objetivos.

 

  1. Permite-lhe chegar aos mais pequenos detalhes

Os Adwords permitem-lhe saber dados importantes como os enumerados no ponto anterior. No entanto, se integrar o Google Analytics com os Adwords, pode ficar a saber ainda mais detalhes importantes e melhorar significativamente a sua estratégia. Com o Google Analytics poderá saber:

 

  • Quanto tempo um visitante ficou no seu site;
  • Quantas páginas visitou dada pessoa;
  • Taxa de rejeição;
  • Detalhes sobre novos visitantes e visitantes que retornaram;

 

Ao combinar estas duas ferramentas, poderá então obter uma compreensão mais aprofundada quanto a todas as vertentes associadas ao seu anúncio.

 

 

  1. Flexibilidade e liberdade

Os Adwords permitem-lhe alterar ou cancelar a sua campanha quando quiser. Além disso, pode também especificar uma variedade de aspetos como as horas exatas de publicação e os locais onde quer ver os seus anúncios. Poderá ainda adicionar extensões, que lhe permitem definir os dados que são exibidos no seu anúncio.

 

 

  1. São perfeitos para quem tem orçamentos limitados

Uma grande vantagem desta estratégia é que é perfeita para quem possui um baixo orçamento para gastar em publicidade. Os Google Adwords permitem definir um limite diário dos seus gastos, não existindo um valor mínimo para poder começar. É importante mencionar ainda que os Adwords são baseados num sistema CPC (custo por clique). Por outras palavras, o anunciante só paga quando alguém clica no seu anúncio

 

 

 

Concluindo, os Adwords são uma ótima estratégia de marketing, que lhe permitem gerar tráfego para o seu website, aumentar a visibilidade da sua marca e ainda proporcionar conversões.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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