Muito se fala de Marketing Digital, mas quais são, afinal, as principais ferramentas e soluções que pode utilizar no seu negócio?
Websites
Os websites são a “casa” do seu negócio na internet. Deve conter toda a informação acerca da sua empresa que um cliente possa necessitar. Não se esqueça que, para quem não o conhece e procura serviços como os seus, este é também o seu cartão de visita – será a primeira impressão que terão de si. É crucial que o seu website inspire confiança, seja intuitivo e que esteja otimizado para utilização em diversos dispositivos, como computador, tablet e smartphone.
SEO – Search engine optimization
SEO (ou otimização dos motores de busca) refere-se ao planeamento e implementação de estratégias com o objetivo de otimizar a sua posição nos motores de busca. Sabendo que a maioria das pessoas, ao pesquisar um determinado tópico, não irá passar da primeira página do motor de busca, existe um ranking, que coloca os links mais relevantes no topo. O seu objetivo é estar excecionalmente bem colocado, para que a sua página seja visitada por mais utilizadores.
Ecommerce
O comércio eletrónico é a compra e venda de serviços e produtos (físicos ou digitais) online. Esta pode ser uma enorme vantagem para o seu negócio, pois permite-lhe, e aos seus clientes, efetuar transações sem ter distâncias ou horários como constrangimentos. Uma loja online pode ser um fator de grande sucesso para o seu negócio, utilizando uma plataforma com todas as ferramentas necessárias para efetuar pagamentos e garantir a segurança de ambas as partes.
Redes Sociais
A presença nas redes sociais é fundamental para o seu negócio, por permitir um grande alcance e uma relação próxima com o público. Contudo, a mera presença não é suficiente, é essencial criar conteúdos de qualidade para que o seu público alvo queira segui-lo e interagir consigo. As estratégias de comunicação devem ser pensadas de acordo com cada rede e cada segmento de público.
Email Marketing
Esta é a forma de comunicar com as pessoas que lhe forneceram o seu endereço de email e o autorizaram a contactá-las por essa via. Por esse e outros motivos, é uma estratégia eficaz para a conversão de clientes.
O primeiro passo para uma boa estratégia de marketing digital é criar uma lista de contactos – existem diversas formas de persuadir utilizadores a inscrever-se na sua mailing list. Depois, é necessário que exista valor no email, para que se destaque e seja aberto por quem o recebe. O objetivo final é que as pessoas que começaram por se inscrever na mailing list por curiosidade ou por algum produto que lhes ofereceu, se convertam em clientes.
Apps (software applications)
Considerando o tempo que passamos, hoje em dia, ao telemóvel, ter uma presença sólida também nesse ecrã pode ser um fator diferenciador no seu negócio. Sendo um canal direto para o consumidor, uma app pode melhorar a qualidade do seu serviço, oferecer uma experiência de utilização personalizada e promover a lealdade da sua clientela. Uma app deve oferecer uma solução a um problema (aceder mais rapidamente ao serviço em questão, por exemplo) ou uma experiência que não fosse possível de outra forma.
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