O SEM, ou marketing para motores de busca, em português, é um método extremamente eficaz de aumentar a visibilidade de uma página num motor de busca, permitindo assim que mais tráfego seja dirigido para o website em questão. Investir no SEM é uma ótima forma de não só dar a sua página a conhecer a um maior número de pessoas, como também uma excelente maneira de aumentar as suas vendas. Neste artigo, iremos explicar no que consiste o SEM e como pode utilizá-lo para seu benefício.
O que é o SEM?
O SEM (search engine marketing) é um tipo de estratégia de marketing digital focada em colocar dado website na primeira página dos resultados de pesquisa, ou até mesmo na primeira posição dessa mesma página. O grande objetivo passa por atribuir uma maior visibilidade ao website em questão, aumentando o tráfego para o mesmo e, consequentemente, as vendas. Assim, esta é uma ferramenta cada vez mais utilizada no mundo digital devido à sua grande eficácia em alcançar os objetivos desejados.
Como é que uma página pode ser colocada no topo dos resultados de pesquisa?
Para a grande maioria dos termos que decide colocar numa barra de pesquisa, milhares ou milhões de resultados acabam por surgir. Tendo isto em conta, como é que nos certificamos de que o nosso website aparece na primeira de uma infinidade de páginas de resultados? Ou, melhor ainda, como é que poderá o nosso website assumir a primeira posição num leque de opções tão competitivo?
Existem duas formas principais de aparecer no topo dos resultados para uma determinada pesquisa:
- Resultados orgânicos ou naturais: estão normalmente exibidos no centro da página e são selecionados pelo algoritmo do Google, que avalia a relevância do website (através da qualidade do seu conteúdo) e a autoridade do mesmo (links de outras páginas.)
- Resultados pagos: ou links patrocinados, são exibidos no topo da página de resultados, numa coluna do lado direito, destacados pela palavra “anúncio”. Ao contrário do que acontece com os resultados orgânicos, a pessoa que deseja posicionar o seu website no topo deve pagar uma certa quantia por cada clique no seu anúncio. O Google Ads, por exemplo, é uma plataforma à qual muitos recorrem para apostar nos resultados pagos.
Qual a diferença entre SEO e SEM?
Os termos SEO e SEM são muitas vezes confundidos, apesar das suas diferenças evidentes. Ambos são canais de marketing que as empresas usam para alcançarem o seu público-alvo nos motores de busca, como o Google ou Bing.
No entanto, o SEO dirige esforços para posicionar websites na primeira página de resultados de pesquisas orgânicas, ou seja, neste caso, os resultados apresentados não são pagos, mas sim naturais. Por outro lado, o SEM pretende aumentar a visibilidade de um website, colocando-o na primeira página de resultados, a partir de anúncios pagos ou links patrocinados. A plataforma de SEM mais conhecida e utilizada é o Google Ads.
Portanto, enquanto o SEO se foca nos resultados orgânicos e grátis, o SEM opta por recorrer a anúncios pagos para alcançar a visibilidade pretendida. Existem muitas outras diferenças entre ambas as ferramentas, mas esta é aquela que as distingue de forma mais clara e a que acaba por pesar mais nas decisões dos anunciantes.
Quais as vantagens do SEM?
Ao possuir uma técnica gratuita como SEO, porque é que haveria de gastar dinheiro com o SEM? Existem benefícios assim tão significativos associados a esta estratégia de marketing? A resposta é sim, existem muitas vantagens associadas à utilização do SEM, cabendo a cada um decidir se estas compensam em detrimento da opção grátis – o SEO.
- O SEM permite gerar resultados mais rapidamente
As táticas de SEO levam algum tempo até gerarem resultados, pois trata-se de um processo muito mais gradual. Pelo contrário, o SEM permite gerar cliques e conversões muito mais rapidamente, mais concretamente logo a partir do momento em que o anúncio é colocado na página de resultados.
- Controlo total sobre os anúncios
Através do SEM, você possui controlo total sobre quando os seus anúncios são exibidos e para quem. Já não precisa de se preocupar com a possibilidade de ver a página do seu website em locais menos indicados ou dirigidos a um público-alvo não ideal. Você decide tudo.
- Campanhas mais fáceis de testar e ajustar
Na publicidade paga, você deve testar o que funciona e não funciona. Por exemplo, o texto e as imagens de um anúncio podem precisar de ser ajustadas. Com tantos dados disponíveis, pode fazer tudo isso de forma rápida, pelo que as mudanças irão aparecer logo de imediato.
- Mais visibilidade e conversões
Ao investir no SEM, sabe que a sua página irá aparecer no topo dos resultados de pesquisa, o que não só atribui mais visibilidade ao seu website, como permite também gerar mais conversões. Afinal, o grande objetivo dos Google Ads e de outras ferramentas de marketing é o brand awareness e aumento de vendas.
No entanto, tenha em conta que nem tudo é um mar de rosas, pois existem algumas desvantagens a considerar. Em primeiro lugar, ao investir no SEM, irá pagar por cada clique ou impressão no seu anúncio, o que pode acabar por sair caro. Além disso, tenha em conta que assim que deixar de pagar pelo anúncio, este desaparecerá, bem como toda a sua visibilidade, que acaba por ser temporária, ao contrário do que acontece com o SEO, cujos resultados podem demorar a aparecer, mas acabam por permanecer de forma contínua.
A maioria das empresas defende que a combinação do SEO e do SEM é essencial para uma estratégia de sucesso. Em conjunto, estas duas ferramentas podem alcançar a visibilidade e conversões que tanto deseja. Portanto, cabe a si escolher qual destas opções é mais vantajosa para o seu caso, ou se preferir, pode também aliá-las.