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Search Engine Marketing (SEM) – O que é e como aplicar?

O SEM, ou marketing para motores de busca, em português, é um método extremamente eficaz de aumentar a visibilidade de uma página num motor de busca, permitindo assim que mais tráfego seja dirigido para o website em questão. Investir no SEM é uma ótima forma de não só dar a sua página a conhecer a um maior número de pessoas, como também uma excelente maneira de aumentar as suas vendas. Neste artigo, iremos explicar no que consiste o SEM e como pode utilizá-lo para seu benefício.

O que é o SEM?

O SEM (search engine marketing) é um tipo de estratégia de marketing digital focada em colocar dado website na primeira página dos resultados de pesquisa, ou até mesmo na primeira posição dessa mesma página. O grande objetivo passa por atribuir uma maior visibilidade ao website em questão, aumentando o tráfego para o mesmo e, consequentemente, as vendas. Assim, esta é uma ferramenta cada vez mais utilizada no mundo digital devido à sua grande eficácia em alcançar os objetivos desejados.

 

Como é que uma página pode ser colocada no topo dos resultados de pesquisa?

Para a grande maioria dos termos que decide colocar numa barra de pesquisa, milhares ou milhões de resultados acabam por surgir. Tendo isto em conta, como é que nos certificamos de que o nosso website aparece na primeira de uma infinidade de páginas de resultados? Ou, melhor ainda, como é que poderá o nosso website assumir a primeira posição num leque de opções tão competitivo?

 

Existem duas formas principais de aparecer no topo dos resultados para uma determinada pesquisa:

 

  • Resultados orgânicos ou naturais: estão normalmente exibidos no centro da página e são selecionados pelo algoritmo do Google, que avalia a relevância do website (através da qualidade do seu conteúdo) e a autoridade do mesmo (links de outras páginas.)

 

  • Resultados pagos: ou links patrocinados, são exibidos no topo da página de resultados, numa coluna do lado direito, destacados pela palavra “anúncio”. Ao contrário do que acontece com os resultados orgânicos, a pessoa que deseja posicionar o seu website no topo deve pagar uma certa quantia por cada clique no seu anúncio. O Google Ads, por exemplo, é uma plataforma à qual muitos recorrem para apostar nos resultados pagos.

 

Qual a diferença entre SEO e SEM?

Os termos SEO e SEM são muitas vezes confundidos, apesar das suas diferenças evidentes. Ambos são canais de marketing que as empresas usam para alcançarem o seu público-alvo nos motores de busca, como o Google ou Bing.

No entanto, o SEO dirige esforços para posicionar websites na primeira página de resultados de pesquisas orgânicas, ou seja, neste caso, os resultados apresentados não são pagos, mas sim naturais. Por outro lado, o SEM pretende aumentar a visibilidade de um website, colocando-o na primeira página de resultados, a partir de anúncios pagos ou links patrocinados. A plataforma de SEM mais conhecida e utilizada é o Google Ads.

Portanto, enquanto o SEO se foca nos resultados orgânicos e grátis, o SEM opta por recorrer a anúncios pagos para alcançar a visibilidade pretendida. Existem muitas outras diferenças entre ambas as ferramentas, mas esta é aquela que as distingue de forma mais clara e a que acaba por pesar mais nas decisões dos anunciantes.

 

 

Quais as vantagens do SEM?

Ao possuir uma técnica gratuita como SEO, porque é que haveria de gastar dinheiro com o SEM? Existem benefícios assim tão significativos associados a esta estratégia de marketing? A resposta é sim, existem muitas vantagens associadas à utilização do SEM, cabendo a cada um decidir se estas compensam em detrimento da opção grátis – o SEO.

 

  1. O SEM permite gerar resultados mais rapidamente

As táticas de SEO levam algum tempo até gerarem resultados, pois trata-se de um processo muito mais gradual. Pelo contrário, o SEM permite gerar cliques e conversões muito mais rapidamente, mais concretamente logo a partir do momento em que o anúncio é colocado na página de resultados.

 

  1. Controlo total sobre os anúncios

Através do SEM, você possui controlo total sobre quando os seus anúncios são exibidos e para quem. Já não precisa de se preocupar com a possibilidade de ver a página do seu website em locais menos indicados ou dirigidos a um público-alvo não ideal. Você decide tudo.

 

  1. Campanhas mais fáceis de testar e ajustar

Na publicidade paga, você deve testar o que funciona e não funciona. Por exemplo, o texto e as imagens de um anúncio podem precisar de ser ajustadas. Com tantos dados disponíveis, pode fazer tudo isso de forma rápida, pelo que as mudanças irão aparecer logo de imediato.

 

 

  1. Mais visibilidade e conversões

Ao investir no SEM, sabe que a sua página irá aparecer no topo dos resultados de pesquisa, o que não só atribui mais visibilidade ao seu website, como permite também gerar mais conversões. Afinal, o grande objetivo dos Google Ads e de outras ferramentas de marketing é o brand awareness e aumento de vendas.

No entanto, tenha em conta que nem tudo é um mar de rosas, pois existem algumas desvantagens a considerar. Em primeiro lugar, ao investir no SEM, irá pagar por cada clique ou impressão no seu anúncio, o que pode acabar por sair caro. Além disso, tenha em conta que assim que deixar de pagar pelo anúncio, este desaparecerá, bem como toda a sua visibilidade, que acaba por ser temporária, ao contrário do que acontece com o SEO, cujos resultados podem demorar a aparecer, mas acabam por permanecer de forma contínua.

A maioria das empresas defende que a combinação do SEO e do SEM é essencial para uma estratégia de sucesso. Em conjunto, estas duas ferramentas podem alcançar a visibilidade e conversões que tanto deseja. Portanto, cabe a si escolher qual destas opções é mais vantajosa para o seu caso, ou se preferir, pode também aliá-las.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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