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O que é o email marketing e como funciona?

Quando pensamos em estratégias de marketing digital, é cada vez mais comum nos lembrarmos do marketing das redes sociais, do SEO, custo por clique ou programas de afiliados, por exemplo. Caído no esquecimento fica o email marketing que, ao contrário do que muitos possam achar, pode ser extremamente útil e eficaz. Neste artigo, iremos focar-nos neste tipo de marketing e apresentar, sobretudo, as suas potencialidades, por vezes, ainda pouco reconhecidas.

 

 

O que é o email marketing?

 

Geralmente, o email marketing consiste no envio de emails com mensagens comerciais para as pessoas que concordaram integrar a lista de contactos de uma marca e de receber, consequentemente, mensagens frequentes da mesma. No entanto, o email marketing não precisa de ter apenas um fim comercial. Muitas vezes, as mensagens enviadas são meramente informacionais, como é o caso de uma newsletter, por exemplo.

 

Essencialmente, o email marketing surge como uma ótima forma de manter o público atualizado quanto a novidades sobre a marca e promoções que possam estar a decorrer. Além disso, inevitavelmente, este tipo de marketing permite lembrar o público da existência da sua marca. Contudo, é importante não exagerar no número de mensagens enviadas, que podem acabar por cair na caixa de spam dos clientes, ou pior ainda, irritar o público que está a tentar manter ou converter.

 

Quais os benefícios do email marketing?

O email marketing pode ser realmente uma ótima ferramenta para aumentar a visibilidade da sua marca e para chegar à tão desejada conversão de clientes. Ao apostar nesta estratégia, pode contar com as seguintes vantagens:

  1. Aumento de conversões

 

Sempre que estiver a realizar promoções ou ofertas especiais no seu website, pode usar o email marketing para informar o público quanto a estas novidades. No email, deve incluir informações como o valor do desconto, o tempo de duração do mesmo e ainda um link para o seu website.

 

  1. Conscientização recorrente da marca

 

Ao aparecer recorrentemente na caixa de correio dos seus clientes, estes irão mais facilmente lembrar-se da sua marca. Não se esqueça que as marcas enviam emails apenas a pessoas que assim o autorizaram, o que significa que a sua lista de contactos é, à partida, constituída por pessoas interessadas nos seus produtos/serviços. Aproveite essa vantagem e envie emails relevantes, mas não de forma exagerada.

 

  1. Comunicação personalizada com o público

 

O email marketing permite estabelecer um contacto direto e, mais importante ainda, personalizado com o público. Por exemplo, quando visita a página de Instagram de uma marca e verifica as suas publicações, percebe rapidamente que estas são dirigidas para o maior número de pessoas possível, independentemente do género, idade ou preferências da pessoa.

 

No email marketing, por outro lado, as mensagens que recebe são personalizadas para si. Logo no início do email, é comum ver o seu nome mencionado, o que cria de imediato uma relação de maior proximidade com o leitor.

 

  1. Estimula a lealdade dos clientes

 

O email marketing está presente em todas as fases da jornada do cliente: desde a fase da descoberta, até à da conversão e eventual retenção. Esta é uma ferramenta importante que permite não só construir, como também manter e nutrir relações duradouras entre as marcas e o seu público.

 

  1. Menos custos associados

 

Em comparação com outras estratégias de marketing, o email marketing tem a grande vantagem de permitir alcançar um elevado número de pessoas a preços relativamente baixos.

 

  1. Maior probabilidade de a sua mensagem ser lida

 

Nas redes sociais, por exemplo, nem todos os seguidores de uma marca irão ver o que esta publica com regularidade. Com tantas publicações e contas, torna-se complicado acompanhar tanto conteúdo. No entanto, o mesmo não acontece com a sua caixa de correio. A maioria das pessoas acaba sempre por ler os emails que recebe, pois estes não desaparecem a menos que sejam eliminados pela própria pessoa.

 

 

Como ter sucesso com o email marketing?

  • Defina uma ferramenta de email marketing eficaz, como o MailChimp, por exemplo, e envie os seus emails e prepare a sua lista de contactos a partir da plataforma;
  • Construa uma lista de contactos. Através do seu website, pode oferecer recursos grátis em troca do email do visitante, por exemplo;
  • Aposte em títulos apelativos e em conteúdos relevantes;
  • Não exagere no número de emails que envia. Arrisca-se a ir parar à caixa de spam e a perder o interesse do público;
  • Alterne entre emails comerciais e informacionais para oferecer variedade de conteúdo e não cansar o público;

 

Quando utilizado da forma correta, o email marketing pode realmente trazer vários benefícios às marcas. Por muito que as redes sociais tenham agora assumido a liderança no que toca às estratégias de marketing, existem outras como o email marketing que, em certos aspetos, conseguem ser igualmente ou mais úteis.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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