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O que é o CRO e como pode usá-lo para aumentar as suas vendas?

O CRO, ou otimização de conversão, é uma ferramenta crucial para qualquer marca que deseja aumentar as suas vendas. Enquanto o SEO tem como objetivo dirigir pessoas para o seu website, aumentando a visibilidade dos seus produtos/serviços, o CRO foca-se mais em transformar esse tráfego em leads, ou seja, em clientes. Neste artigo, iremos explicar como pode utilizar o CRO para seu benefício e alcançar o número de vendas que tanto procura.

 

O que é o CRO?

 

O CRO, também conhecido como a otimização da taxa de conversão (Conversion Rate Optimization) é uma ferramenta do marketing digital que permite transformar o tráfego que recebe no seu website em vendas. Portanto, a partir do CRO, desenvolvem-se diversas ações para converter os visitantes de uma página. Enquanto o SEO se foca em gerir tráfego para o seu website, o CRO é a métrica que acompanha os seus leads potenciais ao longo do funil de vendas, convertendo-os numa última fase do processo.

Para analisar se as suas medidas estão a funcionar de forma eficaz, é importante saber calcular a taxa de conversão. Mas não se preocupe, pois este cálculo envolve apenas contas básicas e acessíveis a qualquer um. Em primeiro lugar, deve pegar no número total de conversões que recebeu e dividi-lo pelo número total de visitantes no seu site. Depois, multiplique esse resultado por 100.

 

Exemplo:

 

Número de conversões: 2.000

Número de visitantes 200.000

Taxa de conversão= (2.000/200.000) x 100 = 1%

 

Como melhorar a sua taxa de conversão com o CRO?

O CRO consiste frequentemente na prática de testes A/B, onde se comparam duas versões diferentes de um website, de modo a compreender qual a mais apelativa para os clientes e qual a que gere mais ações da parte dos mesmos, sejam elas, compras, chamadas, perguntas, etc.

Estes testes envolvem análises aprofundadas ou, por vezes, até superficiais, dependendo do caso em questão. Algo tão simples como a cor de um botão pode ser um fator analisado. Mas outras variantes mais significativas como a estrutura de uma página podem ser também estudadas para se chegar a várias conclusões.

Poderá ainda recorrer a outras escolhas, como a realização de pesquisas sobre a opinião dos seus clientes, o que irá fornecer-lhe o conhecimento que precisa para realizar as alterações necessárias, ou não se não for necessário. As CTA’s (call to action) devem ser também utilizadas para incentivar o visitante a efetuar uma compra e a inclusão de um chatbox pode ser também importante para propósitos de apoio ao cliente.

Para concluir, outra forma de aumentar a sua taxa de conversão passa por investir na velocidade do seu website. Os visitantes são rápidos a abandonar uma página que seja lenta, portanto não arrisque!

 

Quais as vantagens do CRO?

 

As grandes vantagens do CRO, que tornam esta métrica tão apelativa para muitas marcas e empresas, estão relacionadas com o ganho de mais clientes, e consequentemente, de mais dinheiro. De seguida, apresentamos algumas vantagens do CRO, sendo que todas elas devem ser consideradas quando chegar o momento de criar o seu próprio plano de otimização da taxa de conversão.

 

  1. Poderá tomar as suas decisões com base em dados precisos

 

Se estiver a planear fazer uma alteração no seu website para alcançar um número maior de vendas, saiba que já não precisa de depender apenas da sua intuição para o fazer. Ao recorrer a testes A/B e até mesmo às outras opções que partilhámos anteriormente, passa a possuir um vasto leque de dados que lhe permitem ir de encontro ao que as pessoas querem ver no seu website.

 

  1. Facilita o processo de compra

 

O grande objetivo do CRO é criar um processo de compra simples e acessível para qualquer um. Quanto mais fácil for o processo de conversão, mais vendas e clientes satisfeitos irá obter.

 

  1. Pode obter uma vantagem competitiva

 

Se os seus concorrentes não estiverem a utilizar o CRO, você terá uma vantagem competitiva sobre os mesmos, pois estará a aumentar as suas vendas e número de clientes em comparação com os restantes agentes a operar no seu setor.

 

  1. Irá gerar mais dinheiro ao longo do tempo

 

Ao adotar medidas eficientes para aumentar a sua taxa de conversão, as vendas começarão a aumentar, e consequentemente, os seus ganhos. Na maioria das vezes, o CRO permite-lhe encontrar oportunidades por vezes ignoradas ou mal analisadas. Algo tão simples como a inclusão de um questionário para saber a opinião dos seus clientes pode ser o suficiente para, ao longo do tempo, começar a verificar um aumento na receita.

 

  1. Irá conhecer melhor os seus visitantes

 

O CRO permite-lhe compreender os comportamentos, preferências e necessidades das pessoas que visitam o seu website. Isto permite-lhe depois realizar as alterações necessárias para responder ao que estes potenciais clientes procuram.

O CRO surge assim como uma ótima métrica para, sobretudo, aumentar as conversões do seu website, gerando assim mais dinheiro e alcançando mais clientes.

 

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