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A importância de partilhar o seu conteúdo em grupos de Facebook

No que toca ao Facebook, a maioria das empresas limita-se a criar uma página na plataforma, de modo a receber a visibilidade e reconhecimento desejados. Contudo, os grupos do Facebook são também uma ferramenta única que não deve ser ignorada. Se tiver um blog e deseja partilhar o seu conteúdo com um público mais vasto que partilha ideias e gostos comuns, aproveite esta oportunidade. Neste artigo, iremos explicar-lhe porque deve tirar vantagem dos grupos de Facebook para propagar o seu conteúdo.

O que são os grupos do Facebook e para que servem?

Os grupos de Facebook são espaços online para amigos, conhecidos e pessoas com interesses em comum poderem partilhar e discutir ideias. Estes grupos têm sido mais recentemente aproveitados por empresas, por serem um ótimo espaço para criar conscientização de marca e cultivar relações.

Por exemplo, digamos que a sua empresa se foca no fornecimento de suplementos alimentares. Neste caso, seria útil juntar-se a grupos de fitness e nutrição. Assim que entrar, pode começar a partilhar informação sobre conteúdos do seu blog, que se focam nos temas em questão. Assim, poderá criar relações com potenciais clientes e dirigir tráfego para o seu blog. Desta forma, os grupos do Facebook surgem como uma nova e conveniente forma de divulgar os seus conteúdos/produtos/serviços.

Qual a importância de partilhar o seu conteúdo em grupos do Facebook?

Como já mencionado, os grupos do Facebook podem servir como uma ótima forma de dar a conhecer o seu conteúdo a um público mais vasto e com interesses semelhantes. Aqui ficam algumas razões pelas quais deve investir neste tipo de grupos.

 

1. Permite-lhe dirigir-se diretamente ao seu público-alvo

Os grupos do Facebook são criados para discutir ideias associadas a um tema, como fitness, beleza, decoração, ou filmes, por exemplo. Portanto, todos os membros estão, à partida, interessados no tema em questão. Assim, este é um ótimo local para encontrar um certo público-alvo.

Ao publicar conteúdo num grupo de Facebook do seu interesse, poderá alcançar pessoas que estão realmente interessadas nos tópicos em causa, e consequentemente, nas suas publicações. Esta é uma forma rápida e fácil de chegar a potenciais clientes e de certificar-se que está a abordar o tipo de público desejado. Nestes grupos, as suas publicações não passarão despercebidas.

2. Dirige tráfego para o seu blog

Ao publicar conteúdo de qualidade, relevante e capaz de cativar o interesse do público, este terá vontade de saber mais. Assim, as visitas ao seu blog irão aumentar e, mais uma vez, estará a receber tráfego de um público realmente interessado nos seus conteúdos. Se no seu blog continuar a oferecer informações igualmente úteis, acabará por ganhar seguidores atentos, envolvidos e potenciais clientes.

 

3. Ajuda a cultivar relações com o público

Assim que entra num grupo de Facebook, é imediatamente confrontado com uma série de oportunidades para se fazer ver e ouvir. Ao saber que tem um público com gostos semelhantes e interesses associados ao que tem para oferecer, será mais fácil iniciar e desenvolver conversas. Afinal, os grupos de Facebook são concebidos para promover o envolvimento entre os seus membros. Assim, quem pretende promover o seu negócio nesta plataforma pode criar relações duradouras com potenciais clientes.

4. Leva à conversão de clientes

Ao criar conteúdo relevante e ao estabelecer relações de confiança com os restantes membros do grupo, irá consequentemente obter conversões. As vendas não surgem de forma repentina através desta plataforma. É necessário “gastar” tempo a partilhar conteúdo relevante e a interagir com os restantes membros para obter reconhecimento. Depois, à medida que a sua credibilidade é construída, as conversões podem acabar por acontecer.

5. Recebe feedback rapidamente e de forma gratuita

Nos grupos de Facebook, pode fazer sondagens ou perguntas sobre os seus conteúdos/produtos/serviços diretamente ao seu público-alvo. Esta é uma forma incrivelmente útil de receber opiniões relevantes e de conhecer as preferências e sugestões de pessoas que realmente interessam. Pode fazer perguntas relacionadas com o conteúdo que costuma publicar ou incentivar sugestões de temas. Além disso, pode perceber ainda os pontos que poderá melhorar, de modo a ir de encontro às necessidades/gostos do público.

 

6. Pode responder a questões e dúvidas do público

Estes grupos de Facebook são também usados para expor dúvidas ou questões quanto a determinado tema. Como especialista em dado assunto, poderá responder a dúvidas, revelando-se assim como uma entidade capaz de fornecer conhecimento. Além disso, pode responder a questões relacionadas com o seu próprio conteúdo, produtos ou serviços de forma rápida e direta. Assim, numa questão de minutos, as pessoas podem receber as informações que procuram.

 

7. Permite-lhe estar a par das tendências

Ao pertencer a um grupo de Facebook, terá acesso a todo o tipo de conversas e partilhas de ideias, que incluem, frequentemente, novas tendências relacionadas com dado tema. Por exemplo, digamos que tem um blog sobre marketing de redes sociais, no qual partilha dicas para ajudar negócios a tirar o melhor proveito das suas plataformas.

Neste caso, e principalmente porque tudo o que se passa no digital sofre mudanças constantemente, é crucial manter-se informado quanto a possíveis atualizações ou alterações. Neste tipo de grupos, onde a informação é partilhada em tempo real e de forma recorrente, pode certificar-se de que nenhuma novidade lhe escapa. Assim, poderá oferecer conteúdo atualizado e relevante.

Os grupos de Facebook são um espaço crucial para promover o seu conteúdo, estabelecer relações, obter conversões, oferecendo ainda outras vantagens. Assim, tente tirar proveito desta ferramenta cada vez mais famosa e benéfica.

Catarina Fonseca
Catarina Fonseca

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