Blog

CHITAS WEBSOLUTIONS
Boas práticas

Aplicação móvel para a sua empresa: será um bom investimento?

Uma aplicação móvel pode servir múltiplos propósitos para os seus clientes atuais e futuros. A partir dela é possível promover novos produtos e serviços, ofertas especiais, programas de fidelidade, e outras regalias. Esta é uma ótima forma de se manter conectado aos seus clientes em tempo real, e de lhes fornecer todas as informações úteis que lhes possam interessar. Mas qual é o momento certo para criar uma aplicação para a sua empresa? Será este um passo necessário? Neste artigo, explicamos-lhe o que deve ter em conta antes de criar uma aplicação para o seu negócio e abordamos ainda outras questões relacionadas.

 

 

Quais as vantagens de uma aplicação móvel?

 

Antes de mais, é importante abordar as vantagens com as quais poderá contar se decidir apostar numa aplicação móvel. Com o passar dos anos, cada vez mais empresas sentem a necessidade de investir neste tipo de ferramenta por um leque de diferentes razões, entre as quais:

 

  • Criação de fidelidade do cliente

 

Uma aplicação móvel é essencialmente uma forma de facilitar a experiência do utilizador. Através das estruturas corretas de informação e de layouts apelativos, uma aplicação móvel deve ser simples, intuitiva e apelativa. Ao simplificar a experiência dos seus clientes, estará a aumentar o nível de satisfação dos mesmos, e a permitir assim uma relação de fidelidade. Afinal, clientes satisfeitos são clientes recorrentes.

 

  • Notificações push

 

Esta é uma vantagem particularmente interessante para o cliente. Através da aplicação móvel pode atualizar informações sobre a sua empresa sempre que quiser e avisar os seus clientes em tempo real através das notificações push. Assim, o seu público estará sempre atualizado quanto a novidades, promoções, ofertas especiais, etc.

 

  • Comunicação mais direta com o cliente

 

Como mencionado anteriormente, pode usar a sua aplicação móvel para estabelecer uma relação mais próxima com os seus clientes ao divulgar informações exclusivas apenas nesta plataforma, por exemplo.

 

  • Destaque em relação à concorrência

 

Apesar de as aplicações móveis terem assistido a um exponencial crescimento de descargas ao longo dos anos, a verdade é que muitas empresas não investem ainda no potencial das mesmas, principalmente em Portugal. Ao fazê-lo, estará a criar um novo elemento de diferenciação, e poderá destacar-se da concorrência.

 

 

Quais os fatores a considerar antes de criar uma aplicação para a sua empresa?

 

As pequenas empresas normalmente questionam-se quanto à altura certa para criar uma aplicação móvel. No geral, antes de tomar qualquer decisão, recomendamos analisar alguns fatores. Certifique-se de que reflete sobre as seguintes questões:

 

  1. A sua base de clientes é leal?

 

Tem clientes recorrentes que são fãs dos seus produtos/serviços? Se sim, é muito provável que este público adira à sua aplicação móvel. Aliás, ao criar uma aplicação, estará a simplificar a experiência do utilizador, o que também agrada qualquer pessoa. Ao ter clientes leais e que compreendem a importância e utilidade de uma aplicação móvel, conseguirá certamente convencê-los a descarregá-la.

 

  1. Qual é o seu objetivo?

 

Quer alcançar mais clientes? Aumentar as vendas? Melhorar a experiência do utilizador? Qual é a grande razão que o leva a investir numa aplicação móvel? É importante analisar estas questões para perceber de que forma este investimento pode realmente compensar-lhe no futuro. Por exemplo, há quem use as aplicações para apresentar ofertas exclusivas aos clientes, criando assim uma ligação mais próxima com os mesmos. Descubra qual o seu objetivo e a partir daí assuma os passos necessários.

 

  1. Quem são os seus clientes?

 

Esta questão é absolutamente crucial. Qual é o perfil do seu público? Pense no género e interesses do seu cliente alvo, mas, neste caso, será particularmente importante pensar sobre a faixa etária do mesmo. Por exemplo, se a idade dos seus clientes rondar a faixa etária dos 18 aos 40 anos, sabe que, à partida, não terão dificuldades em gerir a aplicação, e terão inclusive interesse em usá-la.

 

Contudo, se o seu público-alvo tiver uma idade mais avançada, o mais provável é que não tenha os conhecimentos necessários para trabalhar individualmente com este tipo de tecnologia. Portanto, é importante verificar se os seus clientes, além de interesse, têm também capacidade para trabalharem com a aplicação.

 

  1. O que é que uma aplicação acrescentaria ao seu negócio?

 

A verdade é que, muitas vezes, um website e as redes sociais são as ferramentas necessárias para levar o seu negócio para a frente. As aplicações móveis são, em vários casos, praticamente desnecessárias se as informações úteis e uma boa experiência do utilizador já estiverem acessíveis a partir de outros meios. Portanto, é importante analisar como é que uma aplicação acrescentaria valor de uma forma que o seu website ou redes sociais não conseguem.

 

  1. Quanto dinheiro está disposto a investir?

 

O desenvolvimento de uma aplicação móvel não é algo propriamente barato. Daí recomendarmos analisar muito bem todos estes fatores para se certificar de que este é realmente um investimento inteligente.

 

 

Quando deve desenvolver uma aplicação para a sua empresa?

 

Finalmente, chegou o momento de analisarmos qual a altura ideal para desenvolver uma aplicação móvel. Pode investir nesta nova plataforma quando estiver perante os seguintes cenários:

 

  1. Se tiver uma base de clientes leais
  2. Se os seus clientes forem propícios a usar dispositivos móveis de forma frequente
  3. Se estiver numa situação financeira favorável
  4. Se quiser criar um novo meio de contacto direto com os seus clientes, de modo a estabelecer relações mais próximas e aumentar a satisfação do seu público
  5. Se uma aplicação conseguir oferecer recursos úteis que mais nenhuma outra plataforma consegue
  6. Se quiser distinguir-se da concorrência e marcar pela diferença
  7. Se a sua empresa estiver inserida num meio em constantes mudanças e precisar de manter os clientes atualizados em tempo real

 

 

 

As aplicações móveis são, sem dúvida, uma ótima forma de satisfazer os seus clientes e de acrescentar valor à sua empresa. No entanto, certifique-se de que, no seu caso, este investimento é realmente recompensador e que poderá proporcionar benefícios para ambas as partes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Usamos cookies para oferecer a melhor experiência on-line. Ao concordar em aceitar o uso de cookies de acordo com nossa política de cookies.

Privacy Settings saved!
Configurações de Privacidade

Quando visita qualquer site, é guardada alguma informação do seu browser, a maioria em forma de Cookies. Configure aqui as suas preferências relativamente aos Cookies.

These cookies are necessary for the website to function and cannot be switched off in our systems.

In order to use this website we use the following technically required cookies
  • wordpress_test_cookie
  • wordpress_logged_in_
  • wordpress_sec

Decline all Services
Accept all Services