Uma aplicação móvel pode servir múltiplos propósitos para os seus clientes atuais e futuros. A partir dela é possível promover novos produtos e serviços, ofertas especiais, programas de fidelidade, e outras regalias. Esta é uma ótima forma de se manter conectado aos seus clientes em tempo real, e de lhes fornecer todas as informações úteis que lhes possam interessar. Mas qual é o momento certo para criar uma aplicação para a sua empresa? Será este um passo necessário? Neste artigo, explicamos-lhe o que deve ter em conta antes de criar uma aplicação para o seu negócio e abordamos ainda outras questões relacionadas.
Quais as vantagens de uma aplicação móvel?
Antes de mais, é importante abordar as vantagens com as quais poderá contar se decidir apostar numa aplicação móvel. Com o passar dos anos, cada vez mais empresas sentem a necessidade de investir neste tipo de ferramenta por um leque de diferentes razões, entre as quais:
- Criação de fidelidade do cliente
Uma aplicação móvel é essencialmente uma forma de facilitar a experiência do utilizador. Através das estruturas corretas de informação e de layouts apelativos, uma aplicação móvel deve ser simples, intuitiva e apelativa. Ao simplificar a experiência dos seus clientes, estará a aumentar o nível de satisfação dos mesmos, e a permitir assim uma relação de fidelidade. Afinal, clientes satisfeitos são clientes recorrentes.
- Notificações push
Esta é uma vantagem particularmente interessante para o cliente. Através da aplicação móvel pode atualizar informações sobre a sua empresa sempre que quiser e avisar os seus clientes em tempo real através das notificações push. Assim, o seu público estará sempre atualizado quanto a novidades, promoções, ofertas especiais, etc.
- Comunicação mais direta com o cliente
Como mencionado anteriormente, pode usar a sua aplicação móvel para estabelecer uma relação mais próxima com os seus clientes ao divulgar informações exclusivas apenas nesta plataforma, por exemplo.
- Destaque em relação à concorrência
Apesar de as aplicações móveis terem assistido a um exponencial crescimento de descargas ao longo dos anos, a verdade é que muitas empresas não investem ainda no potencial das mesmas, principalmente em Portugal. Ao fazê-lo, estará a criar um novo elemento de diferenciação, e poderá destacar-se da concorrência.
Quais os fatores a considerar antes de criar uma aplicação para a sua empresa?
As pequenas empresas normalmente questionam-se quanto à altura certa para criar uma aplicação móvel. No geral, antes de tomar qualquer decisão, recomendamos analisar alguns fatores. Certifique-se de que reflete sobre as seguintes questões:
- A sua base de clientes é leal?
Tem clientes recorrentes que são fãs dos seus produtos/serviços? Se sim, é muito provável que este público adira à sua aplicação móvel. Aliás, ao criar uma aplicação, estará a simplificar a experiência do utilizador, o que também agrada qualquer pessoa. Ao ter clientes leais e que compreendem a importância e utilidade de uma aplicação móvel, conseguirá certamente convencê-los a descarregá-la.
- Qual é o seu objetivo?
Quer alcançar mais clientes? Aumentar as vendas? Melhorar a experiência do utilizador? Qual é a grande razão que o leva a investir numa aplicação móvel? É importante analisar estas questões para perceber de que forma este investimento pode realmente compensar-lhe no futuro. Por exemplo, há quem use as aplicações para apresentar ofertas exclusivas aos clientes, criando assim uma ligação mais próxima com os mesmos. Descubra qual o seu objetivo e a partir daí assuma os passos necessários.
- Quem são os seus clientes?
Esta questão é absolutamente crucial. Qual é o perfil do seu público? Pense no género e interesses do seu cliente alvo, mas, neste caso, será particularmente importante pensar sobre a faixa etária do mesmo. Por exemplo, se a idade dos seus clientes rondar a faixa etária dos 18 aos 40 anos, sabe que, à partida, não terão dificuldades em gerir a aplicação, e terão inclusive interesse em usá-la.
Contudo, se o seu público-alvo tiver uma idade mais avançada, o mais provável é que não tenha os conhecimentos necessários para trabalhar individualmente com este tipo de tecnologia. Portanto, é importante verificar se os seus clientes, além de interesse, têm também capacidade para trabalharem com a aplicação.
- O que é que uma aplicação acrescentaria ao seu negócio?
A verdade é que, muitas vezes, um website e as redes sociais são as ferramentas necessárias para levar o seu negócio para a frente. As aplicações móveis são, em vários casos, praticamente desnecessárias se as informações úteis e uma boa experiência do utilizador já estiverem acessíveis a partir de outros meios. Portanto, é importante analisar como é que uma aplicação acrescentaria valor de uma forma que o seu website ou redes sociais não conseguem.
- Quanto dinheiro está disposto a investir?
O desenvolvimento de uma aplicação móvel não é algo propriamente barato. Daí recomendarmos analisar muito bem todos estes fatores para se certificar de que este é realmente um investimento inteligente.
Quando deve desenvolver uma aplicação para a sua empresa?
Finalmente, chegou o momento de analisarmos qual a altura ideal para desenvolver uma aplicação móvel. Pode investir nesta nova plataforma quando estiver perante os seguintes cenários:
- Se tiver uma base de clientes leais
- Se os seus clientes forem propícios a usar dispositivos móveis de forma frequente
- Se estiver numa situação financeira favorável
- Se quiser criar um novo meio de contacto direto com os seus clientes, de modo a estabelecer relações mais próximas e aumentar a satisfação do seu público
- Se uma aplicação conseguir oferecer recursos úteis que mais nenhuma outra plataforma consegue
- Se quiser distinguir-se da concorrência e marcar pela diferença
- Se a sua empresa estiver inserida num meio em constantes mudanças e precisar de manter os clientes atualizados em tempo real
As aplicações móveis são, sem dúvida, uma ótima forma de satisfazer os seus clientes e de acrescentar valor à sua empresa. No entanto, certifique-se de que, no seu caso, este investimento é realmente recompensador e que poderá proporcionar benefícios para ambas as partes.