O copy é uma parte essencial de uma forte estratégia de SEO. Se estes nomes forem ainda estranhos para si, está na hora de compreender a importância dos mesmos para beneficiar o seu negócio. Neste artigo, explicamos-lhe a importância do copy para o seu negócio online.
O que é o copy?
Antes de mais, é necessário conhecer o significado de copy. Afinal, para que serve? O copy, ou copywriting, é um texto persuasivo, que tem em vista ações de marketing, awareness e vendas. Este tipo de texto contém diferentes keywords, ou seja, palavras que o público-alvo utiliza num motor de busca para obter a informação que procura. Desta forma, os seus conteúdos aparecem nos resultados de pesquisa para tais keywords, dirigindo mais tráfego para o seu website.
Imaginemos que alguém escreve no Google “o que é marketing digital” e que você possui um blog onde partilha conhecimento sobre este tema. Ao escrever artigos com a keyword “marketing digital”, estes aparecerão mais facilmente nos resultados de busca para tais termos. Assim, o seu blog é encontrado mais rapidamente e os seus conteúdos consumidos. Portanto, o copy é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para dirigir tráfego para o seu website. No entanto, existem muitas outras vantagens com as quais se deve familiarizar.
Qual a importância do copy na promoção do seu negócio?
Após abordar no que consiste o copy, passamos agora para a importância do mesmo para o seu negócio. Porque será o copy tão utilizado por diversos negócios? Aqui ficam algumas explicações:
1. Dirige tráfego relevante para o seu website
Como já mencionado, ao utilizar as keywords corretas no seu website, conseguirá atingir um maior número de pessoas interessadas em dado tema. Assim, aumentará o tráfego dirigido para o seu website. Contudo, é importante realçar que nem todo o tráfego recebido interessa. É crucial atrair pessoas relevantes, ou seja, que estejam realmente interessadas em determinado produto/serviço/informação que tem para oferecer. São estes utilizadores que apresentam mais facilmente uma intenção de compra quando aplicável.
Uma grande vantagem de utilizar o copy corretamente é que estará a atrair frequentemente potenciais clientes. Assim, não precisa de se preocupar com utilizadores que clicam no seu website e saem segundos depois porque a informação não lhes interessa. Através das keywords certas, o seu website ficará mais visível e alcançará o interesse de pessoas realmente relevantes. Consequentemente, tal aumentará a possibilidade de ocorrerem mais conversões.
2. Torna o seu website e negócio mais credível
O copy bem realizado dá ao seu website, e consequentemente ao seu negócio, uma imagem mais credível e profissional. Ao investir em textos informativos e relacionados com os produtos/serviços que oferece, estará a fornecer conteúdos informativos, bem-escritos e apelativos ao seu público-alvo. Qualidade atrai público e acrescenta autoridade e credibilidade ao seu negócio. Assim, o copy concede-lhe a oportunidade de acrescentar valor aos seus potenciais clientes.
3. As palavras também vendem
Existem muitos fatores que atribuem credibilidade a um website, como um design devidamente apropriado, um sistema de navegação acessível ou informação organizada. No entanto, o aspeto visual não consegue fazer o trabalho todo. As palavras também vendem e devem, por isso, ser utilizadas da melhor forma possível.
Não adianta ter um website visivelmente apelativo e acessível se não existirem informações relevantes ou devidamente escritas para fornecer ao público. Assim, certifique-se de que inclui no seu website textos informativos, persuasivos, relevantes para o seu público e escritos profissionalmente. Só através das palavras poderá realmente “vender” a sua marca.
4. Invoca emoções no público
O copy bem feito, aquele capaz de invocar emoções e revolver problemas, faz com que os seus potenciais clientes queiram saber mais sobre o seu negócio. Quanto mais útil e relevante for o conteúdo que produz, mais interessadas ficarão as pessoas que visitam o seu website. Consequentemente, elas vão querer saber mais sobre o seu negócio. Em particular, o conteúdo com o qual as pessoas se podem relacionar, é aquele que invoca emoções mais fortes. Desta forma, podem desencadear-se intenções de compra, e eventualmente, as conversões propriamente ditas. Daí ser tão importante conhecer o público-alvo, bem como as suas necessidades.
5. Estimula relações duradouras com os clientes
Mais do que gerar vendas, através das emoções invocadas, o copy permite estabelecer relações duradouras com os clientes. Ao produzir conteúdo relevante e útil para o público, este ficará interessado na sua marca e naquilo que esta tem para oferecer. Consequentemente, cria-se não só interesse como lealdade, e passa-se a contar com um público presente, cativado e atento.
O copy é assim uma ferramenta essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio no meio online. Além de obter mais visitas no seu website, poderá ainda converter mais clientes e estabelecer relações duradouras com os mesmos.